- Por  Karina Hollo

A ordem certa dos cosméticos

A gente sabe que são muitos os cosméticos para ter um rosto bonito e saudável, a partir da limpeza. Veja a ordem certa de aplicação!

Poucas loucas por beleza sabem a ordem certa dos produtos que devem ser passados no rosto, e isso pode fazer com que os cosméticos percam sua ação. Existem alguns ativos que se anulam, mas também existem muitos que se complementam em sua formulação. Tudo depende da ordem em que forem usados.

Se os cosméticos forem utilizados na ordem errada podem não ter uma ação tão eficaz. Por exemplo, se eu passar um produto que tem como finalidade o tratamento da pele antes de limpá-la, as impurezas impedirão a ação do produto.

Passo 1: limpeza

Segundo a Dra. Valéria Marcondes, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia, na rotina diária deve-se sempre começar pela limpeza. “Esse é o passo mais básico”, fala. “Em peles mais secas e sensíveis, é recomendado realizar a limpeza com demaquilantes ou produtos micelares, que combinam óleo e água. Já em peles mais oleosas, pode-se usar sabonetes líquidos ou em barra com alguns princípios ativos que tratem e absorvam a oleosidade.”

Passo 2: tonificação

O passo seguinte é a tonificação, para que, após a limpeza, a pele fique com o pH mais próximo do original. “Quando lavamos a pele, deixamos alcalinizada, pois o sabão possui o pH muito básico. Então, quando utilizamos o tônico, normalizamos o pH, tornando-o mais parecido com o pH normal da pele”, explica a dermatologista.

Passo 3: sérum

Após a limpeza e a tonificação, vem a aplicação dos séruns, loções e cremes, sempre indo dos produtos de apresentação mais líquida para os mais consistentes, na seguinte sequência: loções, séruns, cremes e máscaras. Segundo a Dra. Valéria, esta ordem deve ser seguida pois quanto mais fluído o veículo é, maior sua capacidade de concentração de princípios ativos. Por fim, aplica-se o filtro solar, que sempre deve ser o último a ser passado na pele.

Noite e dia

Durante o dia, o foco é a proteção contra radiação solar, oxidantes e perda de água. Então, devem ser aplicados fotoprotetores, antioxidantes e hidratantes. Já durante a noite, deve-se focar na renovação, utilizando produtos antienvelhecimento, antirrugas e cosméticos com ativos de ação reparadora, como ácidos, coenzima Q10…

Tempo de secagem

Outro fator importante na hora de passar vários cosméticos em sequência no rosto é o tempo de secagem de cada um. Antes de passar um cosmético, deve-se esperar até que o anterior esteja completamente seco. “Depois de limpar e tonificar a pele, o ideal é esperar de 10 a 15 minutos antes de continuar a passar os cremes e loções. Se passados logo em seguida, sua pele estará com pouquíssima oleosidade, o que pode fazer com que os cosméticos e ativos penetrem demais na pele, machucando o tecido e promovendo irritação, descamação e dificuldade de manter o uso”, destaca Valéria.