- Por João Carlos Pereira

O protetor solar facial certo

Descubra qual o protetor solar é o melhor para a sua pele

Agenda Solar

Dezembro é o mês da Campanha Dezembro Laranja, lançada ano passado pela SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) para alertar sobre os perigos da exposição ao sol, maior fator causador do câncer de pele. E também é o mês de fazer as malas para curtir as férias de verão e garantir o bronzeado perfeito. Se você ainda tem dúvidas sobre qual protetor solar levar, continue lendo.


 
 
 
 

Antes da make

Sim, você precisa passar filtro solar antes da maquiagem. A camada de maquiagem geralmente é fina, o que não garante a proteção integral. Mas procurar por um produto com textura de primer facilita a sua vida e ainda deixa a produção mais bem acabada, que tal? Tem outro ponto importante: como, pelo visto, vai continuar na cidade, invista em protetores solares com antioxidantes que reparam os danos causados por poluição, por exemplo. A nova onda é optar por filtros que combatem os radicais livres deixados pelo sol. A glicina de soja e o ácido hialurônico já fazem parte da fórmula de muitas marcas. Para completar, o licopeno é uma substância usada em filtros orais, que fazem uma proteção interna – mas que não dispensa o protetor de uso tópico. Além disso, protetores de fator solar mais alto são tendência.

 No lugar da make

A programação do dia é ir de casa para o trabalho e do trabalho para casa? Nesse caso, você tem duas escolhas: primeiro, existem alguns produtos de make que podem substituir o filtro solar tradicional – que fique bem claro, se você não estiver pensando em ir para a praia ou para a piscina, nem praticar esportes ao ar livre. Outra possibilidade é usar filtros solares com cor, que, de quebra, ainda protegem sua pele da luz visível – e das manchas que ela causa.


 
 
 
 


 
 
 
 

 Na piscina e praia

Aqui, é essencial procurar um filtro resistente à água – e isso não significa que você não precisará repassá-lo a cada duas horas (e do jeito certo e na quantidade ideal) ou depois de longos mergulhos. A SBD recomenda que o filtro seja reaplicado a cada duas horas ou após se exercitar, pois mesmo que o protetor seja resistente à água. A proteção é falha após o contato com a umidade. A pele é a guardiã do seu corpo e da sua beleza. Capriche na proteção!!!