Como recuperar a pele rachada e o que causa as fissuras?

A dermatologista Apolônia Sales explica como recuperar a pele rachada e como surgem as fissuras na barreira cutânea

Compartilhar:

A pele, o maior órgão do nosso corpo, é supersensível e sofre um pouco com a mudança de temperatura! 

A textura de pele rachada ou com fissuras pode surgir em dias mais frios, principalmente devido à perda de umidade. 

A dermatologista e expert Apolônia Sales nos ajuda a esclarecer as causas e quais os cuidados necessários para a pele rachada e com fissuras, vem ver!

✅Clique aqui e siga nosso canal no Whatsapp

O que causa as fissuras na pele?

“Apesar de os dias ainda não serem tão frios e secos como no inverno, com a mudança climática de outono, a pele já fica um pouquinho mais ressecada“, fala a dermatologista Apolônia Sales.

Isso acontece pois o ar tende a ser mais seco, com menos vapor d’água. Isso faz com que a pele perca sua umidade natural mais rapidamente para o ambiente, resultando em ressecamento.

Em temperaturas frias, as glândulas sebáceas produzem menos óleo, o que reduz a oleosidade natural da pele, comprometendo a barreira cutânea e aumentando o risco de ressecamento e rachaduras.

Hidratar a barreira cutânea é fundamental para evitar a pele rachada

Como recuperar a pele rachada?

A boa notícia é que com uma rotina de cuidados hidratantes, a pele rachada pode ser recuperada à textura saudável, agindo na cicatrização da barreira cutânea. Aqui estão as principais estratégias:

Banho suave

A primeira coisa que precisa mudar na sua rotina no outono – além de colocar um casaquinho na bolsa porque as manhãs e noites de outono costumam ser mais frias – é começar a hidratar a pele com mais frequência para compensar a mudança no clima

Essa nova rotina começa no banho.

“É preciso também tomar cuidado com os banhos mais quentes, já que a temperatura alta da água retira a camada de gordura natural da pele. Nos banhos é recomendado o uso de sabonetes hidratantes”, aconselha Apolônia.

Sabonete com textura em gel ou óleo, pode ser uma escolha certeira para os cuidados com a pele rachada.

Turbo hidratação

O hidratante não precisa ser tão leve quanto os usados no verão nem precisa ser tão potente quanto os usados no inverno, quando a pele apresenta fissuras.

“E é sempre importante respeitar o tipo de pele na hora de escolher o hidratante. Peles oleosas precisam de hidratantes não comedogênicos, por exemplo”, diz a dermato.

Alie o óleo

Uma alternativa esperta para quem não quer sofrer com pele esbranquiçada e até rachada no outono é incluir óleos corporais na rotina de beleza. “Eles são excelentes para recuperar o manto lipídico da pele!”, diz Apolônia.

Atenção às áreas do corpo

As mãos, os pés, o colo, os joelhos e os cotovelos tendem a ficar mais ásperos e com mais possibilidades de fissuras e merecem uma atenção especial no momento de hidratar o corpo.

Aplique com calma e massageando bem nos pontos mais críticos.

Para os pés, de acordo com a médica, uma boa dica é usar meias após a aplicação do hidratante.

“Ao usar uma meia após passar o hidratante específico para os pés, esse creme penetra mais e hidrata melhor”, fala a médica.