- Por Karina Hollo

A importância da validade dos produtos de cabelo

Queda de cabelo e alergia podem ser os efeitos colaterais de usar shampoos e condicionadores fora da validade. Cuidado!

Além de perder a eficácia, produtos de cabelo fora da validade também podem fazer mal aos fios! “Assim como os alimentos, produtos cosméticos também têm prazo de validade e, se consumidos fora desse período, podem fazer mal”, avisa a dermatologista Valéria Marcondes. E no caso de shampoos, condicionadores, tônicos capilares e tinturas, a lista de problemas pode ser extensa: “Os ingredientes que fazem parte da formulação não terão mais eficácia, com um risco cada vez mais alto de causar alergias, ressecamento, queda capilar e até dermatites tanto no couro cabeludo como na testa, por conta do uso do shampoo”, afirma ela.

Deu ruim

De acordo com a médica, a primeira consequência séria de um cosmético fora do prazo de validade é ele perder suas propriedades, deixando de realizar as suas funções. “Algumas alterações na cor, odor e textura do cosmético denunciam isso, que também tem a ver com o prazo após aberto. O contato com o ambiente modifica o produto, podendo degradar algumas matérias-primas ou oxidá-las. Fique sempre atenta a essas mudanças e em qualquer sinal de alteração, interrompa o uso do produto”, avisa.

Ressecamento à vista

A dermatologista enfatiza que, dependendo das matérias-primas contidas no produto, ele fica sujeito a desenvolver micro-organismos patogênicos, com o risco de causar reações adversas e serem prejudiciais à saúde. “Produtos capilares podem provocar irritação e ressecamento, contribuindo para a queda capilar, com a obstrução dos folículos”, conta. As células da pele, ao entrar em contato com o produto vencido, podem sofrer inflamação, com chance de os vasos ficarem dilatados e no couro cabeludo há o risco de aparecer vesículas, com sensação de calor, coceira e dor. “Se a pele tiver com alguma lesão pode até causar uma infecção mais grave.”

Quem guarda, tem

Para conservar bem um produto, evitando que ele perca sua eficácia, guarde em locais que não tenham variação muito grande de temperatura e umidade. “Além disso, deixar fracos e tampas abertas ou fechadas de maneira parcial são dois fatores que contribuem para a redução da ação e a proliferação de bactérias e fungos mesmo em produtos dentro da validade”, finaliza a médica.

(infográfico)

Dentro do prazo

Conheça os produtos queridinhos que, com certeza, você vai usar antes de terminar a validade.

1) Shampoo L’Óreal Professionnel Nutifier (https://www.belezanaweb.com.br/loreal-professionnel-serie-expert-nutrifier-shampoo-300ml/)

2) Condicionador Kérastase Therapiste (https://www.belezanaweb.com.br/loreal-professionnel-serie-expert-nutrifier-shampoo-300ml/)

3) Máscara Wella Enrich (https://www.belezanaweb.com.br/wella-professionals-enrich-self-warm-mask-tratamento-150ml/)