- Por Gui Takahashi

Validade da maquiagem

A make sobre a penteadeira já fez aniversário? Cuidado! Saiba os perigos por trás dos produtos vencidos.

Dentro da maioria das mulheres vive uma consumidora compulsiva de make. Realmente é irresistível comprar produtos de beleza que deixam o olhar dramático, a pele perfeita e a boca sexy.

Mas cuidado: os produtos que estão habitando sua penteadeira há muito tempo podem ser armadilhas… Maquiagem tem validade!

Veja o sinal

Se você é uma mulher atenta, já deve ter percebido que nas embalagens de cosméticos há um desenho de um pote aberto com um número dentro. Este símbolo mostra os meses de validade do seu querido produto.

Normalmente o prazo fica entre 6 e 24 meses e começa a ser contado a partir de quando você o abre. Porém, muitas vezes a validade da make está na caixa dela, e não na embalagem em si. É importante reparar nisso.

Traída pelo tempo

Passado o prazo de validade da maquiagem, o produto pode perder a estabilidade cosmética. Ou seja, sofrer alterações de odor, cor ou textura. Além disso, seus ingredientes conservantes também expiram, o que o torna mais suscetível à proliferação de bactérias e outros micro-organismos e mais propensos a causar alergias. Em casos extremos, a make vencida pode levar até a infecções.

“Qualquer produto vencido apresenta o risco de causar danos à pele. No entanto, existe também o bom senso. Se você tem uma maquiagem que está com as mesmas características (cheiro, cor e textura normais) e venceu há pouco tempo, pode usar por mais 30 dias”, fala a dermatologista Carmem Durazzo. Só não vale ultrapassar esse tempo, ok?

De olho no prazo

Quando o assunto é make de olhos, a história é outra. “Maquiagens que são usadas ao redor dos olhos e que estejam vencidas devem ser descartadas imediatamente, pois essa é uma área mais sensível que o resto do rosto”, fala a especialista.

Máscaras de cílios e delineadores são os itens que vencem mais rapidamente. Depois de 6 meses já é preciso dizer adeus, sob pena de sofrer com dermatites de contato e irritação nos olhos. Por terem embalagens escuras e fórmulas úmidas, o ambiente é mais propício à reprodução de fungos e bactérias.

Bem conservada

Para conservar a maquiagem em seu melhor estado para que ela chegue até o último dia de vida marcado na embalagem, o lugar recomendado é aquele mais fresco, longe do sol e seco, segundo Carmem.

“Levar estes produtos na bolsa ou nécessaire os deixa mais vulneráveis a mudanças de temperatura e isto diminui a vida útil deles”, alerta.

Prazo sério

Curiosa sobre o tempo de vida útil de cada make, em média? Aqui vão as respostas:

Base, BB cream, CC cream: de 12 a 18 meses
Sombra: 36 meses
Batom: 48 meses
Máscara de cílios: 6 meses
Corretivo: 18 meses
Pó solto ou compacto, iluminador, blush: de 18 a 24 meses
Gloss: de 6 de 12 meses
Delineador: de 6 a 12 Meses