- Por Karina Hollo

Perfume tem validade ou não?

Seu aroma favorito pode, de um dia para o outro, virar abóbora? Estragar-se, mudar de cheiro, de cor? Descubra a verdade sobre a vida do perfume.

A gente sabe que batom vence – não desliza mais, fica com um gosto estranho… Máscara para cílios, também – além de não durar nada nos fios, ainda pode dar alergia!

Mas e o perfume, também tem prazo de validade? A resposta é: depende. Alguns tipos podem perder o aroma original em seis meses, outros se mantêm incríveis por até dez anos!

Cada vez mais intenso

Perfumes orientais ou gourmand, com notas de base de baunilha ou de especiarias, duram mais tempo e podem ficar mais intensos com o passar dos anos.

Se você é daquelas que curte ter um monte de fragrâncias, uma para cada estado de espírito, escolha sempre a versão Eau de Parfum. Elas vão durar mais tempo na embalagem e na sua pele.

Perfume ao vento

aromas cítricos, verdes e florais têm uma vida útil menor. O motivo: são leves e tendem a evaporar mais rapidamente.

O truque para eles durarem mais, nesse caso, além de armazenar corretamente, é escolher frascos menores. E escolher certo. Além disso, o ar faz com que os ingredientes oxidem. Por isso, certifique-se sempre de que as tampas estejam bem fechadas.

Na sombra

O sol e o calor realmente alteram a fragrância. A simples variação de temperatura é suficiente para arruinar seu perfume. Isso quer dizer que deixar o frasco na mochila da academia, no porta-malas do carro, é o caminho mais curto para jogar seu investimento por água abaixo.

“Mantenha seu perfume longe da luz, em um refúgio fresco e seco”, fala Camila. Em tempo: melhor do que deixá-lo no banheiro (que vive cheio de vapor), é colocá-lo no armário.