7 mitos e verdades sobre filtro solar

Protetor solar físico ou químico? Qual a quantidade para obter proteção? Saiba todos os detalhes sobre mitos e verdades sobre filtro solar!

Compartilhar:

Você não consegue parar de pensar em fazer as malas e separar seu kit praia: biquíni, saída esvoaçante, chapéu, óculos de sol e… Protetor solar. Mas antes de montar seu arsenal, saiba os 7 mitos e verdades sobre filtro solar e o que é realmente importante e essencial na hora de proteger a pele. Conversamos com nossa expert em dermatologia, Dra. Carla Vidal, sobre todos os mitos e verdades, vem ver!

7 Mitos e verdades sobre protetor solar

1º O protetor solar impede a absorção de vitamina D

Mito! O protetor solar não impede a absorção da vitamina D, vocês podem muito bem usar o protetor e se expor, explica a Dra.

Além disso, Carla também explica que a exposição diária ao sol com a proteção solar, para peles muito brancas que queimam com facilidade, de 5 a 10 minutos, e peles mais morenas, de 15 a 20 minutos.

2º O protetor solar não funciona quando é aplicado por cima da maquiagem ou skincare?

Mito! “Hoje com a tecnologia, a gente já tem a junção desses dois, eu posso fazer meu skincare associado com meu protetor solar e fica muito mais cosmético e fica muito mais soft.” diz a médica.

3º A proteção do filtro químico é diferente do filtro físico?

Verdade! O filtro químico é diferente do filtro físico. O protetor solar físico, também chamado de inorgânico, tem substâncias como o dióxido de titânio e o óxido de zinco, que formam uma barreira na pele e refletem as radiações UVA e UVB. Entre as suas vantagens está a proteção imediata e a alta resistência ao suor, mas sua forma cosmética não agrada a todos.

Já o protetor solar químico acontece através de moléculas que reagem com a luz do sol e transformam essa energia em calor. Deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição solar, mas a sua forma cosmética costuma ser mais agradável

4º Quanto mais grossa a camada de protetor, maior é a proteção?

Mito! Carla conta que para as áreas do rosto, pescoço e membros superiores, basta aplicar uma colher de chá de protetor solar em cada. E para membros inferiores, duas colheres de chá de protetor em cada menbro.

5º O protetor solar em spray, ele protege menos que as outras versões?

Mito! O que muda é apenas a formulação em spray. Pode aplicar do mesmo jeito que protetores em creme ou loção.

6º Pessoas com a pele morena e negra não precisa de proteção solar?

Mito! Todo mundo precisa de protetor solar, independente do tom de pele.

7º FPS alto protege mais?

Verdade! No entanto, o FPS, mesmo alto, leva em consideração apenas a questão do eritema, a vermelhidão. Os raios UVB e o InfraRed furam o bloqueio dos filtros químicos de alguns produtos de fotoproteção, causando o dano celular que provoca flacidez na pele.

O melhor, nesse caso, é investir em produtos que contenham filtros físicos bloqueadores à base de dióxido de titânio, óxido de ferro e zinco. Eles são como uma parede de tijolos onde a luz bate e volta. Não tem absorvência, tem refletância.

- Por Nathalia Marchi