5 erros comuns ao tratar o cabelo

Hábitos errados na hora de cuidar do cabelo não são nada raros. Descubra as ciladas mais comuns e fuja delas.

A gente acha que já sabe tudo quando o assunto é lavar e tratar o cabelo em casa. Afinal, são rituais diários e semanais corriqueiros. Mas é aí que mora o perigo: podemos ser vencidas pela presunção e por conta dela não alcançar a promessa de fios brilhantes, macios, saudáveis e lindos. Para não cair nas ciladas mais comuns, os hair stylists Douglas Dias e Bruno Lotufo apontam o que não fazer no chuveiro:

1. Aplicar shampoo direto na cabeça

Douglas ensina: “A melhor maneira é colocar na mão o produto, emulsificá-lo e, então, aplicar na raiz e massagear o couro cabeludo”. Isso evita que você concentre a limpeza em apenas uma região do cabelo e ainda desperdice o shampoo que, uma vez mal espalhado, limpa menos do que poderia.

SHOP: Shampoo – Sebastian Professional Penetraitt

2. Esfregar demais os fios

Fazer isso durante a lavagem agride o cabelo. Esse atrito pelo comprimento e pontas pode abrir as cutículas capilares, danificá-las e ainda embaraçar demais. Se os fios estiverem frágeis, podem até se quebrar. “Depois de massagear a raiz, o ideal é fazer o movimento de enluvar a extensão do cabelo, no sentido das escamas do cabelo, levando a espuma para baixo sem esfregar”, diz Douglas.

3. Passar máscara na raiz

“Uma queixa comum é a de que o produto de tratamento deixou o cabelo oleoso. No entanto, a questão é que muitas pessoas que reclamam disso não sabem que não se deve passar a máscara na raiz”, fala Lotufo. Ele lembra que o produto deve ser aplicado só no comprimento e pontas, e enxaguar bem após o tempo de pausa.

4. Ter overdose de produto

Douglas brinca: “Tem gente que coloca a mão no pote de máscara e passa no cabelo. Isso pode saturar os fios e deixá-los pesados”. O mais correto é usar a quantidade equivalente a 1 avelã para cabelos curtos, 2 avelãs para os médios e 1 noz para os fios longos. O excesso de produto também pode fazer com que ele escorra para o couro cabeludo durante a aplicação e deixe a raiz oleosa.

5. Escolher o tratamento errado

Lotufo fala que é comum as pessoas comprarem produtos intensos demais para a necessidade do cabelo, sem a orientação de um profissional. A consequência pode ser fios pesados ou enrijecidos, caso os fios recebam uma sobrecarga de ativos de reconstrução enquanto uma simples hidratação bastaria, por exemplo. Assim, o diagnóstico e a recomendação do seu cabeleireiro são muito importantes.

- Por Gui Takahashi