Tonalizante ou tintura: qual é a ideal para você?

Você sabe qual a diferença entre tonalizante e tintura na hora de mudar seu visual? A gente te explica e te ajuda a escolher o melhor para você!

Compartilhar:

Apesar de terem a mesma finalidade, há algumas diferenças entre colorir o cabelo com tonalizante ou tintura. Enquanto a coloração cobre 100% de fios brancos, tonalizar os fios deixa uma camada mais natural, porém que desbota mais rápido – e pode ser uma boa opção pra quem não quer perder o aspecto original dos fios.

Os mitos da tintura

De acordo com Celso Kamura, um dos motivos que faz as mulheres evitarem a coloração é que há um mito de que ela danifica mais os cabelos. “As colorações premium atualmente tratam o cabelo e não há motivo para acreditar que elas ressecam mais os fios do que o tonalizante. É apenas uma questão de escolha”, afirma o expert.

Tonalizante ou tintura?

“O tonalizante vai dar um tom para o cabelo, sem tirar a naturalidade”, explica o expert Celso Kamura. “Quem quiser esconder os primeiros fios brancos pode ser uma boa opção, já que disfarça sem tirar o tom natural.”

Já se você está decidida a mudar de vez a cor, pode se jogar na coloração permanente sem medo! Mas, aí vai um aviso: ela não pode ser aplicada em cabelos que acabaram de receber outros tipos de químicas, como relaxamento ou progressiva – reações adversas, como até queda, podem ocorrer devido a incompatibilidade.

  • Tonalizantes: possui pigmentos que agem apenas na parte externa dos fios e a fórmula não contém amônia, por isso possuem pouca durabilidade. Pode vir em diversas cores fantasia, como rosa, azul, verde e é compatível com a maioria das químicas.
  • Tinturas: possui amônia e água oxigenada e, por consequência, durabilidade prolongada. Realmente altera a cor dos fios, já que penetra na fibra capilar, para que os pigmentos se fixem.

Como tonalizar os fios em casa

Escolhendo a cor

É sempre bom lembrar que os tonalizantes são tinturas semi-permanentes, por isso eles são indicados para mudanças leves ou para quem deseja cobrir alguns poucos fios grisalhos!

Para escolher a cor correta, é importante levar alguns pontos em consideração: caso você já faça uso de tinturas, escolha a mesma cor para o tonalizante; mas, se você deseja tons mais claros, é preciso descolorir os fios antes de aplicar  o tonalizante.

Passo a passo para a aplicação em casa

Caso você deseje tonalizar os cabelos em casa, boa notícia! É possível fazê-lo, seguindo um passo a passo:

  1. Coloque o colorante juntamente com o creme revelador em um recipiente;
  2. Mescle até que a mistura fique homogênea;
  3. Separe o cabelo em mechas e prenda-as com presilhas;
  4. Com o auxílio de um pincel, desprenda a mecha a ser tonalizada e aplique a mistura no movimento da raiz às pontas;
  5. Aguarde até que o produto aja, de acordo com as instruções de tempo do fabricante;
  6. Enxágue o cabelo e remova o tonalizante;
  7. Por fim, siga com a sua rotina capilar como de costume;

Cuidados essenciais

Independentemente do que você escolher, é importantíssimo cuidar das madeixas com produtos próprios para fios coloridos. Não se esqueça de hidratar toda semana e usar leave-in específico, o que ajudará a prolongar o brilho e a cor viva do cabelo.

 

- Por Isabelle Guedes