- Por Eron Araújo

Como fazer a cor do cabelo durar

Um sonho: ter o cabelo com a cor vibrante para sempre, como se você tivesse acabado de pintar. Tchanam! Realizamos seu sonho em 6 passos.

 

Você decide mudar o look e a cor do cabelo. Escolhe o tom com cuidado entre milhares de fotos de celebs, gasta tempo e dinheiro em casa ou no salão… Para ela durar, fiel, menos de uma semana nos seus fios? Nem pensar. O hairstylist Eron Araújo conta como fazer a nuance da tintura ou as luzes do momento durarem para sempre, como a cor do primeiro dia…

Na hora do chuveiro

Evite lavar o cabelo com água muito quente, prefira morna ou fria. Para começo de conversa, a água muito quente resseca os fios – mas estimula a oleosidade do couro cabeludo. Além disso, oxida os pigmentos amarelados e desbota os avermelhados. Já a água fria agride menos o cabelo e conserva mais o brilho.

Lave com suavidade

Use sempre um shampoo com ação antioxidante e pH baixo. Procure essas informações na embalagem! Linhas para cabelo colorido são mais suaves e selam as cutículas. Assim, você mantém o pigmento artificial por mais tempo dentro da fibra. “Normalmente os shampoos para cabelos coloridos têm o pH mais baixo, lavando os fios suavemente e preservando a cor. Shampoos com pH alto, mais adstringentes, podem não só remover o tom, como também ressecar a fibra”, avisa Eron.

Superproteja

Aplique sempre protetores térmicos antes do uso de chapinha ou secador. Caso contrário, além de maltratar a fibra, deixando-a ressecada, vai também oxidar a cor e acabar com qualquer possibilidade de brilho. A alta temperatura ainda desbota o tom escolhido com tanto cuidado, por isso use o protetor térmico.

Cubra do sol

Leave-in com protetor solar é fundamental, pois os raios UVB e UVA também provocam o desbotamento da cor. Se o seu cabelo for fino, prefira os produtos em spray. Se for seco, cacheado ou ondulado, vale apostar nas versões em loção ou cremosas.

Trate bem

Aplique, pelo menos uma vez por semana, uma máscara hidratante específica para fios coloridos. Além de selar a cutícula, elas cristalizam a fibra, aderindo melhor o pigmento artificial no fio. Assim, a cor terá mais durabilidade.

Envolva com carinho

O uso de sérum, além de proteger, cristalizar e dar brilho, fará com que a cor dure por muito mais tempo. Ele cria uma película de brilho sobre a fibra e evita que o atrito diário da escovação remova a cor do cabelo. Oba!