- Por Karina Hollo

Tapioca – dicas e receitas da Érika Alk

Não se fala em outra coisa! Inclua na dieta o petisco que ajuda a emagrecer e conheça as receitas preferidas da nossa blogger.

Tapioca já é figurinha carimbada no cardápio (e no Instagram) das blogueiras fitness. Érika Alk também é fã dessa delícia, um alimento rico em carboidratos, porém livre de glúten e com poucas calorias. Para você ter uma ideia, duas colheres de sopa de tapioca (30g, o suficiente para fazer uma porção) somam 70 calorias, enquanto um pão francês (50g) tem 135 calorias.

Segundo a nutricionista da nossa blogger, Camila Delpapa, a tapioca é uma ótima opção para quem cortou o glúten, por ser feita da goma da fécula da mandioca: “Ela pode substituir o pão por ser uma fonte de carboidrato, mas é bom que misture com uma fibra (chia ou linhaça) ou proteína (ovo) para reduzir o índice glicêmico também”, explica a nutri.

Para montar a sua em casa, não tem segredo: ela pode ser feita em uma frigideira antiaderente, panela de ferro específica ou uma chapa. Em fogo médio, espalhe a farinha usando uma colher para formar um círculo.

Assim que a massa se unir, vire. Não deixe escurecer! Desligue o fogo, coloque o recheio em uma das metades da massa ainda quente e dobre-a.

Pela manhã, à tarde ou como pré-treino, a tapioca garante a glicose necessária para seu organismo ter energia para o dia. Érika revela seu recheio preferido: “Eu adoro com geleia sem açúcar, e como de manhã!”, conta a blogger. Para acompanhar, boas opções são sucos detox, água de coco e até chás.

1. Geleia sem açúcar com 1 fatia de queijo branco light = 190 kcal

2. Ovo mexido = 140 kcal

3. Cottage tomate e manjericão = 110 kcal

4. 1 fatia queijo branco light e tomate = 170 kcal

5. 1 banana assada e canela = 130 kcal