- Por Natália Petroni

Sucos para acelerar o metabolismo

Quer colocar o corpo pra funcionar, acelerar o metabolismo e ainda queimar calorias? Então anote essas receitas de sucos termogênicos para emagrecer de um jeito gostoso e natural.

Qualidade x quantidade

Você acha que emagrecer se resume a comer menos? Pois saiba que o tipo de alimento que você escolhe vale muito mais do que a quantidade. Os alimentos termogênicos, por exemplo, exigem maior esforço do corpo na hora da digestão – e por isso gasta mais calorias para digeri-los: “Esse trabalho pode induzir o metabolismo a trabalhar mais acelerado, promovendo a queima de gordura e contribuindo para o emagrecimento”, explica Michelle Mileto Troitinho, nutricionista do Kurotel – Centro Médico de Longevidade e Spa de Gramado, fundado em 1982.

Adicione já!

Alimentos como a pimenta rosa, o hibisco, o gengibre, a canela e o café são ótimos representantes deste grupo e suas propriedades nutricionais e antioxidantes ajudam a combater a ação dos radicais livres – assim a pele não envelhece tão rápido. “Além disso, os sucos têm propriedades anti-inflamatórias que ajudam no combate à celulite”, completa a nutricionista.

Pacote completo 

Os sucos para acelerar o metabolismo funcionam muito bem também para repor energia, hidratar, produzir e aumentar as enzimas digestivas, fortalecer o sistema imunológico…  Benefícios não faltam. Mas é preciso também alinhar outros fatores para conseguir bons resultados: “Os sucos termogênicos não fazem “milagres”. Ter uma alimentação saudável e fazer exercícios físicos com regularidade é fundamental para o processo de emagrecimento e manutenção da boa saúde”, explica Michelle. Pronta para uma dose extra de energia? “O ideal é ingerir de uma a duas vezes ao dia. Os efeitos podem aumentar se ele for consumido trinta minutos antes do exercício físico”. UAU!

Confira algumas receitas – a sugestão é que seja adoçado com adoçante stévia ou açúcar de coco (1 colher de chá – 5g, que corresponde ao aumento de 20 kcal nas receitas).

 

Melancia e hibisco para ficar jovem

“O hibisco possui alta concentração de antocianina, poderoso antioxidante responsável pelo efeito anti-inflamatório no combate aos radicais livres do organismo. Isso ajuda no rejuvenescimento das células da epiderme retardando o envelhecimento precoce”, segundo Michelle. Combine com melancia para ganhar frescor e sabor – além de garantir uma boa dose de vitaminas.

Ingredientes

2 xícaras de chá de melancia picada sem sementes

1 xícara de chá de chá de hibisco gelado

Suco de ½ limão

½ colher de café de canela em pó

Modo de preparo: bater todos os ingredientes no liquidificador.

Rendimento: 4 porções

125 calorias por porção

Morango e pimenta rosa para a pele

O morango é rico em vitaminas. “Já a pimenta rosa possui cálcio, ferro, vitaminas A, B1, B2, B3 e C. Tem ação antioxidante e anti-inflamatória pela presença dos flavonoides capsaicina e licopeno, que ajudam na reparação dos danos genéticos causados pelos radicais livres, prevenindo o desenvolvimento do câncer e reduzindo o processo de envelhecimento celular. A pimenta rosa também estimula o processo de vasodilatação, que melhora o fluxo sanguíneo e favorece a irrigação dos tecidos e o relaxamento dos músculos lisos”, explica a nutricionista.

Ingredientes

1 maçã pequena com casca e sem sementes

4 morangos médios

6 pimentas rosas

200 ml de água de coco

Modo de preparo: bater todos os ingredientes no liquidificador.

Rendimento: 4 porções

153 calorias por porção

Café e castanha do Pará para corpo sequinho

“O café é um antioxidante natural que protege a pele dos danos causados pelos radicais livres. Por sua alta concentração de cafeína, estimula a regeneração celular e revitalização da pele”, conta Michelle. Combine com castanha do Pará para dar um up na pele e nos cabelos, já que ela contribui para o processo de queratinização.

Ingredientes

1 xícara de chá de café (passado) gelado ou ½ xícara de café expresso gelado

1 banana prata pequena

4 castanhas-do-Pará

Modo de Preparo: bater todos os ingredientes no liquidificador.

Rendimento: 2 porções

188 calorias por porção

 

Suco verde contra a celulite

Couve, abacaxi, linhaça… Todos são extremamente saudáveis, mas o protagonista aqui é outro: “O gengibre é rico em gingerol, componente antioxidante que melhora o tônus da pele devido à sua ação contra os radicais livres. Além disso, o gingerol aumenta a circulação sanguínea, melhorando o fluxo de sangue que combate a celulite, reduzindo os seus efeitos (aspecto de casca de laranja) na pele”, conta a especialista.

Ingredientes

1 folha de couve

1 maçã ou 2 fatias de abacaxi

1 colher de sobremesa de semente de linhaça

3 folhas de hortelã

1 xícara de chá de água

Suco de meio limão

1 lasca de gengibre

Modo de Fazer: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida.

Rendimento: 1 porção

75 calorias por porção