Skincare masculino: como fazer passo a passo

Toda pele precisa de cuidados, e aqui o dermatologista Amilton Macedo explica quais são os benefícios e como fazer um skincare masculino

Compartilhar:

Manter uma rotina de cuidados com a pele é essencial para que ela se mantenha saudável, e se você está se perguntando se é possível ir além dos itens de barbear de uma maneira descomplicada, o dermatologista Amilton Macedo garante que sim! A seguir, confira as dicas do expert e saiba como fazer um skincare masculino

Benefícios do skincare masculino

Segundo Dr. Amilton, os benefícios desses cuidados para a pele masculina são muitos, como o combate à oleosidade excessiva, a prevenção contra cravos, acnes, pelos encravados, foliculite e linhas de expressão, e o estímulo à produção de colágeno. 

“Uma rotina de skincare proporciona uma pele mais nutrida, hidratada e macia, além de atuar na prevenção do câncer de pele”, comenta o expert.

Características da pele masculina

O dermatologista explica que a pele masculina tem maior ação da testosterona, hormônio que estimula as glândulas sebáceas.

“Isso significa que ela é mais espessa, devido a maior produção de colágeno, por ter poros mais abertos e, consequentemente, ser mais oleosa”, afirma.

Skincare masculino: como fazer passo a passo

Skincare masculino: homem higienizando a pele

Rotina de skincare masculino: passo a passo

A rotina de skincare pode parecer complexa, mas em apenas quatro passos você tem todos os cuidados necessários para o dia e para a noite. Não sabe quais produtos usar e em qual ordem aplicá-los? Confira as dicas do Dr. Amilton e arrase:

1 – Limpeza

O primeiro passo é a limpeza de pele, use água fria e sabonetes líquidos específicos para peles acneicas e oleosas, fazendo uma massagem com movimentos circulares. Repita o processo pela manhã e à noite.

2 – Hidratação

Após a limpeza vem a hidratação, que também deve ser realizada diariamente pela manhã e antes de dormir. Use, de preferência, um hidratante oil free, que evita o brilho excessivo na pele e o acúmulo de oleosidade. 

3 – Proteção

O último passo é a fotoproteção, essencial para o período diurno. Invista em protetores solares que controlem a oleosidade e garantam um efeito matte à pele.

“O protetor deve ser reaplicado a cada três horas. Para aqueles que possuem barba, podem optar por protetores específicos para essas áreas, que evitam que os pelos fiquem esbranquiçados”, diz o expert.

4 – Tratamento

Durante a noite, substitua o protetor solar por algum creme ou sérum de tratamento, seja para manchas, acne ou linhas de expressão, por exemplo.

 

a pele masculina tem maior ação da testosterona, hormônio que estimula as glândulas sebáceas

Passo a passo de um skincare masculino

- Por Letícia Leite