Retenção de líquido: 5 dicas para desinchar
Sabe a sensação de peso e inchaço? Ela pode ser causada pela retenção de líquido. A esteticista Flávia Medeiros conta os principais motivos
30/01/2025
Apesar da composição de 70% de água, o organismo pode sim reter líquidos em excesso. Os sintomas você também conhece: a retenção de líquido deixa o corpo inchado, com as celulites um pouco mais aparentes e pode causar sensação de desconforto.
Conversamos com a esteticista Flávia Medeiros e ela dá 5 dicas simples para minimizar a retenção de líquidos:
✅ Clique aqui e siga nosso canal no Whatsapp
O que provoca a retenção de líquido?
A retenção de líquido no corpo acontece devido a diversos fatores genéticos ou de rotina:
- Consumo de sal e alimentos processados;
- Lipedema;
- Alterações hormonais ou pré-menstruais;
- Medicamentos;
- Sedentarismo
Qual a diferença entre lipedema e retenção de líquido?
O lipedema é uma doença que anteriormente poderia ser confundida com retenção ou até celulite. No entanto, estudos mais recentes, trouxeram o lipedema como um acúmulo de água entre as células de gordura, por uma circulação deficiente.
É uma condição que pode ser identificada logo nos primeiros anos da adolescência e atinge especialmente as pernas, coxas e até a região dos joelhos. O lipedema não tem cura e sim um tratamento, e deve ser identificado junto com um dermatologista.

A retenção de líquido está ligada a uma série de fatores, como genética, clima e alimentação
Veja Mais
Como eliminar retenção de líquido no corpo?
1- Beba em média 2 litros de água por dia
Já te contamos dos benefícios da água para a sua saúde e beleza aqui, mas não custa reforçar: a água é um diurético natural, capaz de remover as toxinas. Por isso, sua ingestão diária é extremamente importante!
Quantos litros de água beber para retenção de líquido?
A recomendação média de ingestão de água é de 2 litros por dia, mas um cálculo te ajuda a descobrir a quantidade ideal para sua densidade corporal:
Multiplique seu peso por 35 e terá a resposta em litros. Como por exemplo, 70 kg (seu peso) x 35 (ml de água) = 2,4 litros por dia
“Uma dica interessante para alcalinizar o organismo é espremer um limão com a mesma medida em água”, sugere a expert.
2- Pratique atividades físicas
Sempre que possível, faça alguma atividade física capaz de promover a transpiração, como os exercícios aeróbicos.
O beach tennis e o beach vôlei, por exemplo, trabalham corpo e mente, já que são praticados em áreas externas.
Dessa forma, o corpo elimina toxinas e líquidos por meio da transpiração da pele, o que, além de fortalecer os músculos, faz com que haja melhor retorno venoso e evita assim o acúmulo de líquidos na panturrilha.
3- Descanse as pernas para reduzir a retenção de líquido
Após um longo dia em pé ou com sapatos de salto é recomendado um descanso de pelo menos 30 minutos com as pernas elevadas, já que a posição auxilia na melhora da circulação.
Os escalda-pés também são ótimas opções porque, além de relaxantes, auxiliam no relaxamento muscular e na baixa da pressão arterial.
4- Coma frutas
Além dos benefícios que já conhecemos, a ingestão de frutas no cardápio é extremamente importante!
Aqui, prefira as com ação hidratante e melhora da circulação, como a melancia, mamão e figo da índia – prevenção e redução do inchaço na certa!
Quais os alimentos que ajudam a desinchar o corpo?
As frutas antioxidantes, como a laranja, uva e tangerina, além de hidratarem o corpo e suavizarem inchaços, também têm poderosa ação antioxidante e alta proteção contra radicais livres.
5- Faça a automassagem
A automassagem é super recomendada para manter o corpo em equilíbrio e reduzir o inchaço em excesso.
Porém, com alguns cuidados importantes, como os movimentos sempre ascendentes e, no caso das pernas, o sentido deve ser no sentido da virilha. “No caso dos braços e do tronco, em direção às axilas”, completa.

Massagens são essenciais para desinchar o corpo
