- Por Felipe Gomes

Raiz oleosa: como cuidar desse problema nos fios

Tem a raiz oleosa e quer se livrar dessa sensação de cabelo pegajoso? Nosso expert Eron Araújo mostra o caminho das pedras.

Quem possui raiz oleosa precisa redobrar os cuidados e atenção na hora de cuidar dos fios, afinal, ninguém merece aquela sensação de cabelo pegajoso, né? Na hora de lavar as madeixas, é importante usar um produto indicado para cabelos oleosos ou as linhas detox – eles vão não só remover a oleosidade, como também equilibrar o PH do couro cabeludo.

“É importante evitar lavar com água muito quente pois ela acelera a produção da oleosidade, que é a defesa do couro cabeludo”, conta o expert Eron Araújo. “A dica é, após lavar o cabelo no banho, dar um choque térmico com um jato de água fria, ou lavar o cabelo com água morna durante o banho inteiro para evitar esse processo.”

A causa da raiz oleosa pode ser diversa, indo desde a questão hormonal, alimentação e fundo emocional, até fatores externos como produtos químicos, poluição, calor, aparelhos térmicos e obstrução do folículo.

De acordo com Eron, o shampoo seco é uma boa opção para quem tem raiz oleosa. Já que podemos levar o produto na bolsa, quando a raiz estiver muito oleosa pode-se aplicá-lo em qualquer lugar.

E qual penteado é mais indicado? “Aconselho fazer um topete ou algo que dê volume, mesmo com ele preso”, avisa o expert. “Cabelos muito chapados e com risca deixam o brilho do óleo muito aparente, então não são ideais nesse caso.”