- Por Fran Vergari

7 perguntas sobre shampoo

Lavar o cabelo é tão comum que mal prestamos atenção. Será que você está fazendo direitinho? O expert Evandro Ângelo responde!

Lavar os cabelos não é uma tarefa tão simples quanto parece, embora façamos no automático, já que é uma tarefa que consome nosso tempo semanal e nunca deixamos de cumprir, embora a frequência mude de acordo com a necessidade. Reunimos aqui as dúvidas mais comuns que podem pintar sobre o shampoo:

1. Como escolho o meu shampoo?

Use o shampoo certo para o seu tipo de couro cabeludo: mesmo que seu cabelo seja seco, se o couro for oleoso, lave-o com um produto para cabelos oleosos. O cabelo será tratado pelo condicionador e pela máscara, esses sim, escolhidos pelo tipo de comprimento e pontas.

2. Qual é o jeito certo de lavar o cabelo?

Meça shampoo e condicionador na palma da mão: o equivalente a uma moeda de um real. Faça duas aplicações de shampoo para retirar bem os resíduos, depois passe condicionador no comprimento e nas pontas. Enxague bem. Deixar restinho de produtos no cabelo pode deixá-lo oleoso.

3. Posso usar dois shampoos diferentes na mesma lavagem?

Sim, desde que essa mistura tenha sido indicada por um especialista. É importante que eles sejam compatíveis entre si para que a ação de um shampoo não anule a do outro. Por exemplo: usar um antirresíduos primeiro, para promover uma limpeza mais profunda, e em seguida lavar com um shampoo hidratante. Nesse caso, um complementa o outro.

 

4. Preciso trocar de shampoo com frequência?

Nem tanto assim. Para que faça efeito, é importante usar o mesmo produto pelo menos por um mês. Usando o produto até o fim, ele tem tempo de completar sua ação, e só assim você verá os resultados. O cabelo acostuma com um shampoo e ele pode não “fazer mais efeito” depois de muito tempo, daí a importância de variar.

5. Posso misturar shampoo e condicionador de marcas diferentes?

Se as duas ações combinarem entre si, é uma possibilidade sim. Mas o ideal mesmo é seguir a linha de tratamento de uma mesma marca porque a ação do shampoo será compatível com a do condicionador, promovendo um resultado mais eficaz.

6. Quando devo usar o shampoo antirresíduo ou de limpeza profunda?

Principalmente após ir à piscina ou à praia e quando o cabelo fica muito exposto ao vento. Se sentir que o cabelo está pesado, com resíduos difíceis de eliminar na lavagem comum, também é indicado.

7. Quando devo optar pelo shampoo sem sal?

O uso dos shampoos sem sal é mais recomendável depois de fazer escova progressiva e quando o couro cabeludo estiver sensível. Opte também, por usar produtos sem sal sempre, porque são menos agressivos.