Perfumes importados femininos gourmand

Fragrâncias saborosas, que lembram sobremesas, têm alto poder de sedução. Deixe todos com água na boca!

Compartilhar:

Existem perfumes que aguçam o apetite, principalmente quando lembram doces cremosos, que se desmancham e derretem. Essas são as chamadas fragrâncias gourmand. O termo é derivado de “gourmandise” que, em francês, pode ser traduzido como gula. O nome é porque fazem referência ao mundo das comidas açucaradas e normalmente levam acordes como chocolate, caramelo, algodão doce, vanilla. Hummmm…

Não se engane

Porém, não é porque uma fragrância lembra alimentos que faz parte desse grupo olfativo. Um exemplo seriam os frutais, especiados ou aromáticos, que mesmo tendo acordes de frutas, especiarias ou ervas, não entram na categoria gourmand; são famílias independentes.

A fragrância que inaugurou os gourmand no mundo da perfumaria foi Angel, de Thierry Mugler, em 1992. Se pensarmos nos aromas milenares, que tiveram seus primeiros registros no Egito Antigo, esse é um grupo jovem no universo dos perfumes. Camila Casemiro, expert no assunto, explica o porquê: “Essas notas que lembram doces são criadas sinteticamente, em laboratório. Não tem como extrairmos muitas delas diretamente da natureza”. Assim, esse gênero saboroso é tendência total!

Os gourmand geralmente acendem memórias da infância por terem notas mais adocicadas, densas e quentes, dando uma sensação de conforto. Mas, apesar do toque mais jovial, Camila diz que é possível encontrar perfumes com um ar sofisticado e adulto também. “Um dos acordes muito usados nesses perfumes é o de vanila. Alguns tipos como a Bourbon ou a de Madagascar são mais chiques e opulentas, menos doces, garantindo assim mais elegância”, conta.

Se você está se perguntando se “vanila” seria a tal baunilha, também usada para dar sabor aos quitutes confeitados, a resposta é sim. “Em perfumaria, adotamos esse termo para diferenciar do extrato culinário que as pessoas encontram no mercado. Mas em tese, a matéria prima seria a mesma”, fala Casemiro.

Por serem envolventes e intensas, as fragrâncias gourmand são mais indicadas para aquele tempo ameno de outono ou inverno. Elas também vão muito bem à noite, quando você quer despertar o desejo, ficar irresistível e sedutora, coberta de açúcar, caramelada ou achocolatada. Afinal, nada melhor que seduzir o gato pelo estômago, ou melhor, pelo nariz. No verão, podem pesar e ficar enjoativos, a menos que você se controle e passe bem pouco.

- Por Gui Takahashi