O que fazer com a queimadura solar?

Exagerou no sol e agora está vermelha e ardendo? O dermatologista Amilton Macedo, revela como cuidar da queimadura solar e se livrar desse desconforto!

Você foi aproveitar fim do ano, mas quando chegou em casa e tomou banho viu que estava um verdadeiro pimentão? Sentimos em informar, mas você passou dos limites no sol.

Além da sensação de ardência que a queimadura solar proporciona, ela também é muito prejudicial para a saúde da sua pele. Para evitá-la, é preciso dosar o tempo no sol e aplicar e reaplicar o protetor solar quantas vezes forem necessárias. Agora, se já queimou e está procurando uma solução para aliviar o desconforto, muita calma, o dermatologista e expert Amilton Macedo, revela como aliviar as queimaduras solares!

Proteja-se do sol

Você já deve ter lido muito isso, mas é real, tomar sol em excesso prejudica a saúde da sua pele. “Precisamos evitar as queimaduras, porque cada uma é um pontinho a mais para um câncer de pele (melanoma) no futuro. A partir de três queimaduras, você já aumenta esse risco”, explica o dermatologista.

Toda atenção com o sol é pouca, principalmente, com as crianças, que têm ainda mais risco de queimaduras do que um adulto.

Queimada sem perceber

A prevenção é importante, porque a queimadura solar costuma enganar. Muitas vezes, você observa que não está vermelha na praia, apenas levemente bronzeada, mas quando chega e toma banho, a vermelhidão aparece. Isso acontece, porque o sol bronzeia de duas maneiras: a imediata, que você sente na hora na pele, e a tardia, quando percebe após umas seis horas da exposição.

“Uma coisa que temos de entender é que temos o melanócito, quando o sol bate sobre ele, o melanócito vai produzir melanina e ela vai ser distribuída para 36 queratinócitos, então leva um tempo, por isso que o bronzeado chega de seis a oito horas depois”, explica Amilton.

Chega de vermelhidão

Se você busca aliviar as queimaduras, aposte em produtos a base de camomila, Aloe Vera ou corticoides, que são pomadas prescritas por médicos. “Se é uma queimadura leve, você passa um creme pós sol, com substâncias calmantes para a pele. Agora, se começou a ficar com febre, está com diarreia, vomitando, e a pele está muito vermelha, aí estamos falando de insolação. Neste caso, procure um médico imediatamente”, indica o doutor.

Bronze saudável

Se o seu desejo é tomar sol para pegar um bronzeado saudável e uniforme, saiba que esse preparo começa antes de ir para a praia. A alimentação é o fator número um para um bronze natural. “A gente pode melhorar esse bronzeado quando consome alimentos ricos em betacaroteno, bioflavonóides, licopeno… Essas são substâncias que deixam a pele com um bronzeado bonito e dourado”, conta o dermatologista.

Essas substâncias contam com ação antioxidante e, de quebra, ainda previnem o envelhecimento. “Na hora em que o sol atinge a pele, ela produz radicais livres e eles são combatidos através da vitamina C, betacarotenos e bioflavonóides”, completa

Vale lembrar que as frutas de coloração amarelada e esverdeada são ricas em betacaroteno, então inclua na sua alimentação no verão.

 

 

- Por Aline Marchiori