O que fazer para queimadura de sol?

Exagerou na exposição solar e está com a pele vermelha e ardendo? O dermatologista Amilton Macedo revela como cuidar da queimadura de sol!

Compartilhar:

Foi curtir o verão e voltou com queimadura de sol? Além da sensação de ardência, ela também é muito prejudicial para a saúde da sua pele. Para evitá-la, é preciso dosar o tempo no sol e reaplicar o protetor solar quantas vezes forem necessárias. Agora, se você já sofreu a queimadura e está procurando uma solução para aliviar o desconforto, quem te dá dicas valiosas para isso é o dermatologista e expert Amilton Macedo. Vem ver:

O que fazer para queimadura de sol?

Evitar a queimadura é o primeiro passo

Você já deve ter lido muito isso, mas é real: tomar sol em excesso prejudica a saúde da sua pele. “Precisamos evitar as queimaduras, porque cada uma é um pontinho a mais para um câncer de pele (melanoma) no futuro. A partir de três queimaduras, você já aumenta esse risco”, explica o dermatologista.

Toda atenção com o sol é pouca, principalmente, com as crianças, que têm ainda mais risco de queimaduras do que um adulto.

Atenção: você pode se queimar sem perceber!

A prevenção é importante, porque a queimadura solar costuma enganar. Muitas vezes, você observa que não está com a pele vermelha, apenas com um leve bronzeado, mas após o banho a vermelhidão aparece. Isso acontece porque o sol bronzeia de duas maneiras: a imediata, que você sente na hora na pele, e a tardia, quando a percebe após umas seis horas da exposição.

“Nós temos o melanócito, e quando o sol bate, ele produz melanina e ela é distribuída para 36 queratinócitos, então leva um tempo, por isso que o bronzeado chega de seis a oito horas depois”, diz Dr. Amilton.

Como aliviar a queimadura solar?

Se você busca aliviar as queimaduras, aposte em produtos à base de camomila, Aloe Vera ou corticoides, que são pomadas prescritas por médicos. “Se é uma queimadura leve, você passa um creme pós-sol, com substâncias calmantes para a pele. Agora, se começou a ficar com febre, está com diarreia, vômitos, e a pele está muito vermelha, aí estamos falando de insolação. Neste caso, procure um médico imediatamente”, orienta o dermatologista.

Bronze saudável

Se o seu desejo é tomar sol para pegar um bronze saudável e uniforme, saiba que esse preparo deve começar bem antes, e a alimentação é o fator número 1 para isso!

“A gente pode melhorar esse bronzeado quando consome alimentos ricos em betacaroteno, bioflavonóides, licopeno… Essas substâncias contam com ação antioxidante e deixam a pele com um bronzeado bonito e dourado”, conta o expert.

- Por Nathalia Marchi