O que acontece quando você se expõe ao sol – efeitos da radiação solar na pele
Os danos solares são imediatos. Saiba se proteger dos efeitos da radiação solar na pele, enquanto mantém o bronze, é um match saudável
09/01/2024
E chegou o verão, com seus dias de sol e calor. Os efeitos da radiação solar na pele são cumulativos, mas as consequências da exposição podem surgir anos depois. No momento em que entra em contato com a pele, o que a radiação provoca? Existe alguma maneira segura de manter a cor de saúde da praia? Os protetores solares bronzeadores funcionam? Respostas à seguir.
Veja Mais
O que acontece quando você se expõe ao sol
“Primeiro, precisamos entender as duas radiações: o UVA é o principal responsável pelo envelhecimento precoce (manchas e rugas), sendo um tipo de radiação que atravessa nuvens, vidro e epiderme e penetra na pele em grande profundidade, até as células da derme – sendo o principal produtor de radicais livres”, explica a dermatologista Thais Pepe. Entre os prejuízos: desde lesões mais simples até, em casos mais graves, câncer de pele.
Já o UVB deixa a pele vermelha e queimada, danifica a epiderme e é mais abundante entre às 10 da manhã e às 4 da tarde. “Essa radiação pode furar o bloqueio dos filtros químicos e aumentar o risco de cancerização”, explica Thais Pepe. “Mas já sabemos que nos primeiros 20 minutos de exposição solar, a radiação é capaz de reduzir nossas defesas da pele, em um dano que vai perdurar”, acrescenta.
Todo esse processo ocorre quando há a exposição solar de um dia. Esse bronzeado pode durar até três ou quatro semanas e depois pelo próprio processo natural de renovação da camada mais superficial da pele, há uma perda gradual dessa pigmentação.