- Por Karina Hollo

Como escolher o autobronzeador

Quer começar as férias com a cor perfeita e fazer ela durar até bem depois da volta da viagem? Esse produto é o segredo.

Os autobronzeadores são produtos à base da dihidroxiactona (DHA), substância que promove uma oxidação nas células mais superficiais da pele, deixando-as com um tom amarronzado. São ótimos para o início do verão ou para quem não gosta de tomar sol mas não quer passar a estação branquela.

Para  o corpo

Eles podem vir em gel, loção, creme ou spray. “No entanto, a melhor opção é quando temos a DHA em uma loção ou creme não oleoso, porque a sua espalhabilidade fica muito melhor”, fala a dermato. “Essas duas alternativas são ideais para o corpo, porque além de serem fáceis de aplicar, têm uma secagem, em geral, bem mais rápida.”

Para o rosto

Aqui, todo cuidado é pouco. Escolha produtos específicos para a face e aplique com cuidado para não marcar (raiz do cabelo e abas do nariz são áreas de risco!). “Um ponto negativo: eles podem evidenciar manchas pré-existentes que eram pouco visíveis.”

Uma cor só

Trate de esfoliar a pele para que o produto seja absorvido de maneira uniforme, inclusive onde ela é mais espessa – nos cotovelos e joelhos. “Isso evita manchas por acúmulo”, alerta Cláudia. Outro cuidado de expert: usar luvas de plástico. “Caso contrário, as mãos, os dedos e as unhas podem ganhar uma coloração amarelo-amarronzada”, alerta.

De baixo para cima

O ideal é começar pelos pés e subir em direção às coxas, para dar um aspecto mais uniforme. “Se quiser a pele mais ‘bronzeada’, reaplique várias vezes, em dias consecutivos.”