3 mitos e verdades sobre a pele dos seios na amamentação
O momento traz inúmeros benefícios para mãe e bebê. Saiba como manter a pele dos seios saudável na amamentação, com orientação de uma médica
11/08/2025
A amamentação é um dos processos mais benéficos para o recém-nascido, além de um momento de conexão entre mãe e bebê. Mas, a dermatologista Carla Vidal conta que mamilos e pele dos seios podem ficar sensibilizados na amamentação e sujeitos à manchas, estrias e até ressecamentos.
Conversamos com a médica para entender os mitos e verdades dos cuidados com a pele dos seios, durante o período:
✅ Clique aqui e siga nosso canal no Whatsapp
3 mitos e verdades sobre a pele dos seios na amamentação
1- São necessários produtos especiais para higienizar os bicos dos seios
Mito. Nem produtos neutros, nem produtos dermatologicamente testados: a melhor substância para lavar os mamilos é a água. Como esclarece Carla,
“O ideal é lavar os mamilos somente com água, de preferência de morna para fria, e não utilizar nenhum produto”.
Veja Mais
2- Pode-se hidratar os mamilos durante a amamentação
Mito. Quem deve ser hidratada é a mama! Como já te contamos, mamilo e aréola devem ser hidratados apenas com o próprio leite.
“Você hidrata a mama para evitar as estrias, e alguns ativos liberados para mãe e bebê são aloe vera ou com base de lanolina”. Mas, a dermatologista alerta: “o mamilo deve estar rígido porque, do contrário, dificulta-se com que o bebê pegue o bico”.
3- O leite que sobra na auréola é bom para o bebê
Verdade! “Os mamilos após a amamentação, na realidade, estão limpos. É possível ainda deixar um pouquinho de leite no mamilo e na auréola, porque, além da alimentação, ele serve para o desenvolvimento de bactérias na superfície da mama

É essencial cuidar da pele dos seios durante a amamentação
Como tratar as estrias na gravidez?
As estrias aparecem na pele principalmente devido ao estiramento abrupto ou a partir de alterações hormonais.
“Quando a estria é violácea é mais fácil de tratar, mas quando a estria é branca – ou nacarada – é um processo mais difícil. Aí, optamos pelo microagulhamento com alguns produtos, a fim de estimular o fibroblasto e deixar o desnível mais fino e menos profundo”, explica.
Quando os mamilos começam a escurecer na gravidez?
“Uma das principais queixas da mulher em amamentação é o escurecimento das manchas que podem aparecer durante a gravidez. Sem a atenção e prevenção anteriores, normalmente procura-se os cuidados no pós, mas muitas dessas pigmentações – e até as estrias – poderiam ser evitadas durante a gravidez”, conta a médica.
Como usar o protetor de mamilos na gravidez?
O primeiro ponto de atenção é ao período de troca, já que ficar com o sutiã molhado por muito tempo, pode ser prejudicial ao bebê. Como Carla conta, não há um período certo para a troca, por isso deve-se estar atento à umidade.
“Na realidade vai depender da quantidade de leite que aquela mãe produz. Há mulheres que produzem mais e outras que produzem menos. Mas, o importante aqui é não ficar com o sutiã umedecido, por isso o uso dos protetores: para evitar a contaminação”.

