Queda de cabelo na amamentação: é comum?
A expert Marcela Buchaim tira todas as suas dúvidas sobre queda de cabelo na amamentação. Saiba o que fazer nesse caso!
27/01/2022
Muito se fala sobre queda de cabelo na amamentação, e para esclarecer suas dúvidas sobre o assunto, convidamos a expert Marcela Buchaim. Aqui, a tricologista explica quais são as causas dessa condição e como tratá-la. Confira!
Veja Mais
Por que o cabelo cai durante a amamentação?
Dra. Marcela explica que a queda de cabelo da puérpera não está relacionada diretamente à amamentação, e sim ao período pós-parto, momento em que há muitas variações hormonais. A expert diz que é comum ocorrer uma queda de até 25% dos fios entre o 3° e 6° mês pós-parto.
“Durante a gestação há o aumento da progesterona, hormônio que faz com que os cabelos cresçam com bastante brilho e com pouquíssima queda. Já no pós-parto, há uma queda hormonal abrupta e isso faz com que os fios entrem em um ciclo capilar chamado eflúvio telógeno, que é caracterizado pela queda”, afirma.
Atenção ao sono e alimentação
De acordo com a expert, outros fatores que afetam o ciclo capilar são a qualidade do sono e a alimentação da mulher.
“A falta de vitaminas importantes, como o ferro, vitamina D e vitaminas do complexo B podem levar à queda dos fios. A mulher também deve aproveitar o banho de sol do bebê, pois ele estimula a produção da vitamina D”, diz.
Tratamento para queda capilar na amamentação
O tratamento para este quadro pode ser feito com o uso de alguns produtos, com suplementação vitamínica ou com protocolos realizados em consultório, mas Dra. Marcela alerta que, antes de tudo, é necessário consultar um especialista.
“O mais importante é ter a orientação de um tricologista, que recomendará o melhor tratamento para resgatar o seu ciclo capilar”, conta.