Liplift: tudo sobre o procedimento para os lábios
Entenda o que é o liplift, como ele é realizado e quais mudanças o procedimento pode trazer para os lábios
11/08/2025
Você já ouviu falar em liplift? Conhecido também como lifting labial, esse procedimento cirúrgico atua na região entre o nariz e o lábio superior para modificar sua posição e proporção.
A técnica pode ter diferentes finalidades, como realçar o contorno da boca, corrigir alterações causadas pelo envelhecimento ou ajustar características naturais.
A seguir, explicamos como funciona, quando é indicado e quais cuidados são necessários para quem deseja fazer o procedimento.
✅ Clique aqui e siga nosso canal no Whatsapp
O que é o liplift e como ele funciona?
O liplift é uma cirurgia estética que “consiste em fazer um corte na base nasal e retirar uma parte da pele para diminuir a distância entre a base do nariz e o arco do Cupido, principalmente em pessoas que precisam dessa correção”, explica a dermatologista Gabrielle Mendonça.
Assim, a incisão é feita de forma estratégica para que a cicatriz fique pouco visível, aproveitando as linhas naturais do rosto. Portanto, se trata de um procedimento minimamente invasivo, realizado com anestesia local e que costuma durar entre 30 e 60 minutos.
Quais são os principais objetivos do procedimento?
O liplift pode atender a diferentes demandas, como:
- Ajustar a proporção entre o lábio e o nariz;
- Corrigir a queda do lábio superior causada pela flacidez;
- Valorizar o contorno labial;
- Tornar o sorriso mais harmônico em relação ao rosto.
Dessa forma, ele pode ser indicado tanto para alterações naturais da anatomia labial quanto para mudanças associadas ao envelhecimento. “Essa distância entre lábio e nariz tende a aumentar, e isso pode diminuir a harmonia do rosto. Por isso, em mulheres acima de 60 ou 70 anos, quando bem indicado, o liplift pode ser um bom recurso para embelezamento”, afirma a especialista.
Veja Mais
Liplift x preenchimento labial: qual a diferença?
Apesar de apresentarem um resultado similar, os dois procedimentos são completamente distintos. Isso porque o preenchimento labial utiliza substâncias como o ácido hialurônico para aumentar o volume temporariamente, enquanto o liplift altera a estrutura da região de forma definitiva.
Portanto, o preenchimento é menos invasivo e indicado para quem busca mudanças sutis ou temporárias, e o liplift é mais voltado para quem quer corrigir a proporção labial ou suavizar sinais do envelhecimento sem depender de retoques frequentes.
Como é o pós-operatório do liplift?
A recuperação do liplift costuma ser simples, mas exige cuidados para garantir boa cicatrização. Nos primeiros dias, é comum sentir inchaço e desconforto leve, que podem ser controlados com medicamentos prescritos pelo médico.
“Como é uma cirurgia, o pós pode incluir dor, hematomas e edema. A cicatrização completa pode levar três ou quatro meses, e é fundamental evitar infecção e cuidar bem da cicatriz para prevenir queloides, cicatriz inestética ou fibrose”, orienta a médica.
Entre as recomendações mais comuns estão:
- Evitar esforços físicos intensos por cerca de uma semana;
- Proteger a área da exposição solar no primeiro mês, usando protetor;
- Manter a higienização local;
- Retirar os pontos entre 7 e 10 dias, conforme orientação profissional.

O liplift altera a proporção entre o lábio superior e o nariz, criando um novo posicionamento labial
O procedimento deixa cicatriz visível?
Conforme explicado, a incisão do liplift é feita logo abaixo do nariz, o que ajuda a camuflar a cicatriz. No pós-operatório imediato, ela pode ser mais perceptível, mas tende a ficar discreta ao longo das semanas.
Além disso, para minimizar marcas, é importante evitar sol, manter a pele hidratada e seguir as orientações médicas.
Segundo a Dra. Gabrielle, caso a cicatriz se torne mais aparente, existem tratamentos que podem ajudar: “Inicialmente, podemos usar cremes, silicones e pomadas para hidratar e melhorar o processo de cicatrização. Depois de três meses, lasers como CO₂, Erbium ou luz pulsada ajudam a reduzir a vermelhidão e a suavizar a marca”.
Qualquer pessoa pode fazer o liplift?
No entanto, vale ressaltar que nem todo mundo é candidato ideal ao liplift. Pessoas com problemas de cicatrização, condições de saúde que afetem a pele ou os tecidos faciais, ou que fumam, podem ter riscos maiores de complicações.
Por isso, é fundamental passar por uma avaliação individual antes de decidir pelo procedimento.
