Guia de Removedor de Esmalte

Existem hoje várias opções de removedores de esmalte no lugar da acetona que são eficientes, hidratantes e fortalecedores das unhas.

É fato que a acetona por ser mais forte remove facilmente até mesmo os esmaltes mais escuros e com glitter, e em alguns casos pode ser a melhor opção. Mas é um preço alto a se pagar quanto ao cheiro e quando começam a aparecer problemas, ressecamentos e perda da saúde da unha.

Os removedores de esmalte são uma combinação de solventes suaves que amolecem o esmalte sem causar ressecamento ou fragilizar a saúde das unhas. Eles são também a melhor alternativa para quem questiona como tirar esmalte sem acetona, um ativo que é mais agressivo à integridade da área.

Apesar de alguns removedores ainda levarem acetona em sua composição, a concentração tem se tornado cada vez menor e muitos ainda compensam isso com ingredientes que fortalecem a unha.

Existem diversos tipos de removedores de esmalte em forma de canetas, esponjas, lenços e em esponja de acordo com a necessidade. Descubra, a seguir, qual é a melhor opção para sua necessidade.

DICA PROFISSIONAL DA BELEZA: caso o removedor não tenha função de tratamento, lave as mãos após o uso de removedor de esmalte, principalmente os com acetona.

Removedor de Esmalte em Caneta

Conhecida também como caneta removedora de esmalte, sua função principal é limpar os cantos das unhas onde fica resíduo e manchas no encontro da pele com a unha. São ótimos para remover borrões e fazer acabamentos.

Removedor de Esmalte em Esponja

Eles surgiram para fazer mágica na hora de retirar o esmalte. O modo de uso é bastante simples: basta inserir a unha por vez dentro do pontinho, onde tem a esponja embebecida com o removedor, e girar o dedo por alguns segundos e pronto. A unha sai sem esmalte. Entretanto, é preciso trocar de produto quando o líquido fica colorido pelos resíduos de outras limpezas.

Lenço Removedor de Esmalte

Outra opção são os lenços umedecidos. São perfeitos para levar na bolsa e usar quando surgir uma emergência. Eles podem ser em discos de algodão ou em forma de lenços comuns. São mais oleosos, perfeitos para quem tem as cutículas ressecadas. Além disso, por conta dessa característica, talvez seja necessário retirar o excesso.

Removedores de Esmalte sem Acetona

Formulado especialmente para peles mais ressecadas e com sensibilidade à acetona, eles normalmente são feitos com uma mistura de álcool etílico, acetato de etila, óleos hidratantes e agentes fortalecedores para a saúde da unha.

Removedores de Esmalte com Acetona

Eles são a escolha certeira para remoções mais trabalhosas, como a dos esmaltes em gel, metálicos, com glitter e até mesmo as unhas postiças. Algumas formulações possuem menos acetona e mesmo assim não deixam de ser eficientes, além de agredirem menos. Eles contêm também agentes hidratantes e fortalecedores.

DICA PROFISSIONAL DA BELEZA: para potencializar a retirada do esmalte remoção, envolva a unha com o algodão embebido com removedor e embrulhe o dedo com papel alumínio. Aguarde alguns minutos e finalize a remoção.

O importante é cuidarmos da saúde da unha para ela estar sempre forte e bonita. Aprimore os seus cuidados e leia também os Guia de Tratamento e Guia de Finalizadores de unhas e tenha uma manicure completa e perfeita.

- Por Marcelo Petit