Guia de Tratamentos para Unhas

As unhas são um reflexo de nossa saúde, e tratá-las é um passo importante para tê-las mais fortes e bonitas. Conheça aqui alguns de seus tratamentos cosméticos.

Os tratamentos para unhas são imprescindíveis para manter a saúde e a força das lâminas de queratina que formam sua estrutura e conseguir manter o crescimento contínuo, destacado pelos diversos tipos de esmaltes.

Diariamente, a unha sofre agressões que fragilizam sua estrutura, como o hábito de roer, digitar no teclado, de fumar, colocá-las em contato com produtos de limpeza, etc. Mas graças à tecnologia, diversos tipos de tratamento fortalecedor de unhas, que recuperam e melhoram a saúde de unhas amareladas, unhas quebradiças, unhas fracas, unhas roídas, entre outros.

Conheça os principais tipos de tratamento e suas aplicações e tenha unhas compridas, saudáveis e de dar inveja.

Hidratantes

Em creme, caneta, gel, cera ou sérum, são imprescindíveis para a saúde da unha em geral. Hidratá-las é o primeiro passo de cuidado para garantir unhas mais fortes e sem descamação. Isso também é muito importante para manter as  cutículas bem hidratadas para ficarem mais fáceis de manusear.

Fortalecedores de Unha

Endurecedor, soro, fortificante, em creme ou em gel: seja qual for o nome ou textura, eles promovem o cuidado mais importante, principalmente para unhas fracas, que é de selar as lâminas de queratina e impedir o afinamento e a descamação da unha e, consequentemente, a sua quebra. Uma unha fortificada é garantia de que você conseguirá mantê-la grande e bonita. Alguns fortalecedores ajudam ainda a acelerar seu crescimento. Em suas fórmulas podem conter queratina e vitaminas, normalmente do complexo B, que fortalecem e restauram a unha.

Base Niveladora

Elas também possuem vitaminas e servem para deixar a textura da unha mais lisa e uniforme, como se fosse um primer. Sua indicação é para unhas com estrias, falhas e ondulações. Problemas que normalmente são causados pelo uso da força na hora de empurrar as cutículas com a espátula, retirá-las com o alicate ou até mesmo na hora de lixar as unhas.

Tratamentos para Unha Roída

Pode ser em textura de base ou fluído. São formulados com ativos que liberam um sabor desagradável em contato com a boca de pessoas que tenham o hábito de roê-las.

Removedores de Cutícula

Em creme ou fluído, alguns ajudam até a desacelerar seu crescimento. Em geral, eles amolecem a cutícula e facilitam sua remoção.

Clareadores e Desamareladores de Unhas

Foi desenvolvido para neutralizar manchas e amarelados causados por diversos fatores, como o uso de esmaltes escuros sem base por baixo, a nicotina presente no cigarro ou outras colorações.

 

Tônico para Unhas

Remove os resíduos de polimento de gel para nail design, além de ajudar na aderência de novos alongamentos. Promove também uma limpeza antisséptica das cutículas e unhas.

DICA PROFISSIONAL DA BELEZA: deixe a unha sem esmalte a cada esmaltação por, no mínimo, 24 horas para que ela possa respirar.

Seja qual for sua necessidade e o tratamento que escolher para tratar suas unhas, nunca deixe de hidratá-las. Perceba que manchas demais e falta de brilho podem ser sinal de algum problema com a saúde delas, ou com a sua.

Leia mais em Guia de Removedores de Esmalte e tenha mais informações sobre como cuidar e ter unhas fortes e bonitas.

- Por Marcelo Petit