Gua sha: o que você precisa saber sobre ele

O gua sha é um acessório de massagem facial que pode dar um up no seu skincare. Saiba como incluir na rotina!

 

Itens de skincare como o roller e o gua sha entraram de vez para a rotina de skincare. Mas, você sabe para que serve e os seus benefícios? A dermatologista e expert, Gabrielle Mendonça, explica: “gua sha é uma técnica milenar da medicina tradicional chinesa que consiste em raspar a pele com o objeto de bordas lisas e arredondadas até o surgimento de petéquias (vermelhidão do local)”.

Ficou curiosa para saber mais sobre o gua sha e como inclui-lo na sua rotina? A expert revela!

Benefícios do gua sha

É comum encontrar o gua sha feito de pedra de jade ou quartzo rosa. Seu formato anatômico permite que seja encaixado no rosto para uma massagem confortável.

“Essa técnica é descrita como capaz de promover a melhora de uma série de problemas de saúde, inclusive, o alivio de quadros dolorosos, tais como dor na cervical. Porém, acredito que precisamos de mais estudos para comprovação desses benefícios”, revela.

Gabrielle conta que para a pele há o aquecimento e aumento do fluxo sanguíneo na região, provocado pela fricção. “Com isso, as toxinas acumuladas no corpo são eliminadas, há oxigenação dos músculos com aumento do tônus muscular e drenagem local”, conta.

Como usar?

Tire um tempo para você e faça uma massagem com o gua sha. Lembre-se de aplicar um creme ou sérum antes para a pedra deslizar melhor.

“O uso de cremes com a massagem podem aumentar a absorção dos ativos através da estimulação da circulação local e também da fricção, além de facilitar o deslizamento da pedra”, explica.

Você pode optar por uma massagem matinal para a drenagem local, reduzindo o inchaço e até bolsas de olheiras. E também à noite, que irá ajudar a relaxar.

“O segredo está em fazer movimentos ascendentes, começando do meio do rosto em direção aos ouvidos e, na testa, em direção ao topo da cabeça”, conta.

- Por Aline Marchiori