Ativos para pele: como escolher o seu?

Não sabe como escolher ativos para pele? A dermatologista, Gabrielle Mendonça conta de que maneira você pode começar a trazê-los para o skincare

Compartilhar:

Como escolher ativos para pele? A tarefa pode não ser a mais simples, já que cada tipo tem uma necessidade específica. Seja a sua oleosa, sensível ou normal, é preciso escolher os ativos certos para obter o resultado mais legal.

Para te ajudar a começar esse caminho, batemos um papo com a dermatologista e expert, Gabrielle Mendonça, e ela explicou sobre a necessidade de cada tipo de pele. 

Ativos para pele: como escolher o seu?

Pele oleosa ou mista

São os tipos de peles mais comuns entre as brasileiras e conta com uma produção excessiva de sebo pelas glândulas sebáceas. A pele oleosa geralmente tem brilho excessivo, poros dilatados, e tendência ao surgimento de cravos e espinhas.

Ativos indicados

Gabrielle revela que o ácido salicílico é uma boa opção. “Ele induz a renovação celular, regula a oleosidade e age como anti-inflamatório, principalmente, para peles com acne. Além disso, tem ação esfoliante e sebo reguladora, controlando a produção de óleo da pele”, revela.

Outra opção interessante é o ácido glicólico, que estimula a renovação celular e equilibra a oleosidade. “Ele também clareia manchas e faz uma hidratação na pele”, conta Gabrielle.

A expert também indica a niacinamida, que ajuda na remoção de manchas e atenua sinais do tempo. “É um ingrediente versátil e que também ajuda no controle da oleosidade”, explica.

Pele sensível

Esse tipo de pele é caracterizado por sensações incomodas, como pinicamento, ardor, queimação e coceira. “Essa condição também pode ser desencadeada por fatores ambientais, como frio, calor, sol, poluição, etc.”, alerta Gabrielle.

Ativos indicados

Gabrielle indica a Aloe Vera que tonifica e suaviza a pele. “Ela tem ação antisséptica, umectante, emoliente, anti-inflamatória, refrescante e calmante. É estimuladora da multiplicação celular e cicatrizante, favorecendo a regeneração dos tecidos”, revela.

O esqualano também é uma boa escolha. É uma substância encontrada no nosso organismo e um potente hidratante. “Assim como o colágeno, nossa capacidade de produzi-lo diminui com o tempo, podendo ser recompensada através do skincare”, conta.

Bakuchiol, apesar do nome difícil, esse ativo ganhou relevância com o boom dos cosméticos veganos e naturais. “É considerado uma alternativa ao retinol, principalmente para peles sensíveis, pois não causa irritação e nem ressecamento. Induz a produção de colágeno, garantindo firmeza e sustentação. Ele ainda é um poderoso antioxidante, protegendo a pele contra os radicais livres”, explica.

O resveratrol é extraído da uva e é um poderoso antioxidante. “Ele combate a ação dos radicais livres e a inflamação que causa o envelhecimento precoce. Por ter ação calmante é uma ótima opção para peles sensíveis. Pode ser usado tanto de manhã, antes do protetor, como à noite, na rotina de skincare”, indica.

Pele equilibrada

Ela tem uma textura saudável e aveludada, produzindo gordura em quantidade adequada, sem excesso de brilho ou ressecamento. “Geralmente apresenta poros pequenos e poucos visíveis”, conta Gabrielle.

Ativos indicados

Aposte na vitamina C, uma das queridinhas do momento. “É um potente antioxidante com benefícios extras de proteger a pele dos danos causados pelo sol, estimula a produção de colágeno, clareia a pele, melhora viço e textura. É uma das grandes responsáveis pelo efeito glow natural. Costuma ser indicada tanto para peles jovens, como também maduras”, revela. O mais legal é que ela não é só indicada para pele normal, pois funciona bem em todos os tipos de pele.

O ácido hialurônico é um ativo produzido naturalmente pelo corpo que possui propriedades hidratantes e estimulantes de colágeno. “É encontrado no organismo, mas, com o passar do tempo, sua produção diminui, precisando ser reposto em forma de tratamento. A substância é responsável por preencher espaços entre as células e é muito utilizada para redução de rugas e linhas de expressão. Além disso, é uma molécula capaz de reter alta quantidade de água, mantendo a pele hidratada, firme e lisa”, explica.

Na pele normal, também são indicados ativos como o resveratrol e esqualano.

Agora que você sabe mais sobre os ativos para cada tipo de pele, procure um dermatologista para que ele avalie a sua e possa indicar a rotina de skincare adequada.

- Por Aline Marchiori