Foliculite: o que é, como tratar e mais

Apesar de ser um quadro comum, a foliculite pode trazer muitos incômodos. Saiba como tratá-la com essas dicas!

Compartilhar:

A foliculite costuma aparecer como pequenas bolinhas avermelhadas e inflamadas, com pus ou não, que causam coceira e sensibilizam a pele.

Essa condição afeta homens e mulheres, principalmente após o barbear e a depilação, mas adotando alguns cuidados no dia a dia é possível evitar e tratar o quadro.

Quem explica mais sobre o tema é a expert e dermatologista Mônica Aribi. Confira:

✅ Clique aqui e siga nosso canal no Whatsapp

O que é foliculite?

De acordo com a expert, foliculite é um termo usado para as afecções do folículo piloso, geralmente causadas por bactérias.

“As principais causas são as que causam oclusão dos folículos, tais como o uso de roupas muito apertadas, de hidratantes muito cremosos que ocluem a saída dos folículos ou o nascimento de pelos muito encaracolados que não conseguem sair dos folículos, conhecidos como pelos encravados”, diz Dra. Mônica.

As partes mais afetadas pela foliculite são a região da barba, do peito, das coxas, glúteos e virilhas, mas também pode surgir em outras regiões, como o couro cabeludo.

Tratamento

Apesar de raramente gerar complicações para a saúde, a foliculite deve ser tratada.

“Em casos mais superficiais, podemos usar algum gel queratolitico, para que com a quebra da camada superficial da pele o folículo destampe. Se o caso for mais profundo, devem ser usado géis a base de ácido retinóico e antibiótico. E em casos graves, é necessário medicação com antibiótico via oral”, explica a dermatologista.

Outros aliados para evitar e tratar o quadro são:

  • Esfoliar a pele de uma a duas vezes por semana
  • Fazer depilação a laser
  • Não usar cosméticos muito hidratantes e oleosos
  • Não usar roupas muito apertadas

Vale destacar que é de suma importância consultar o seu médico dermatologista para que ele avalie o seu caso e indique o melhor tratamento. Ok?

- Por Letícia Leite