Foliculite no couro cabeludo: o que é e como tratar

A tricologista Marcela Buchaim tira todas as suas dúvidas sobre a foliculite no couro cabeludo, do diagnóstico ao tratamento. Vem ver!

Compartilhar:

Como temos pelos no corpo todo, há chances do nosso organismo desenvolver foliculite em qualquer parte dele, inclusive no couro cabeludo. Para explicar tudo sobre o quadro, convidamos a expert e tricologista Marcela Buchaim. Entenda o que é a foliculite no couro cabeludo e como tratá-la:

O que é foliculite capilar?

De acordo com a expert, essa condição é uma inflamação dos folículos pilosos, que pode ou não vir acompanhada por uma infecção, causada por bactérias ou fungos.

“Clinicamente, a gente pode identificar uma inflamação ou uma infecção com a presença de pústulas, como se fossem acnes no couro cabeludo”, explica Dra. Marcela.

Foliculite no couro cabeludo: o que é e como tratar

A foliculite capilar é uma inflamação dos folículos pilosos

Causas e sintomas

Entre os sintomas desse tipo de foliculite estão a vermelhidão na região, coceiras e dores, como uma sensação de queimadura.

Segundo a tricologista, o quadro é desencadeado quando há um desequilíbrio da microbiota do couro cabeludo, o que diminui a imunidade da região, favorecendo as irritações e a proliferação de fungos e bactérias. 

“A foliculite também está associada a alguns fatores como a aplicação de medicamentos, cortes, feridas e o aumento da oleosidade no couro cabeludo”, diz.

Foliculite no couro cabeludo: o que é e como tratar

A foliculite pode causar vermelhidão, coceiras e dores no couro cabeludo

Como tratar a foliculite no couro cabeludo

Está com foliculite? O primeiro passo para o tratamento é identificar se ela é inflamatória ou infecciosa. 

“No processo inflamatório, utilizamos produtos com ativos para acalmar o couro cabeludo. Mas, se for um processo infeccioso, com a presença de pústulas, é recomendado o uso de antibióticos”, explica a tricologista. 

Já para se prevenir contra a foliculite, Dra. Marcela orienta controlar a oleosidade do couro cabeludo fazendo uma limpeza profunda com produtos específicos para a região.

Vale lembrar que, em casos ou suspeita de foliculite, é fundamental consultar o seu médico dermatologista ou tricologista para que ele dê um diagnóstico assertivo e recomende o melhor tratamento para o seu caso.

Foliculite no couro cabeludo: o que é e como tratar

Produtos para os cuidados com o couro cabeludo

- Por Letícia Leite