Dicas de cuidados com as unhas

Os cuidados com as unhas são fundamentais para mantê-las saudáveis e bonitas. A dermatologista Ligia Kogos revela quais são essenciais e o que evitar!

Você tem uma rotina de cuidados com as unhas? Por exemplo, evita alguns hábitos, toma cuidado com a quantidade de cutícula que retira, deixa elas respirarem por um período sem esmalte etc.? Se a resposta é “não”, chegou a hora de mudar esses hábitos. Conversamos com a dermatologista e expert, Ligia Kogos, e ela revelou quais os cuidados com as unhas são essenciais no dia a dia.

Cuidado ao retirar as cutículas

No desejo de manter as unhas bonitas, há quem exagere na dose na hora de aparar as cutículas, causando inflamações, irritações e até enfraquecendo as unhas.

“As cutículas podem ser retiradas com cuidado, desde que a região não esteja inflamada ou dolorida. O ideal é quando é retirada quase por inteiro ‘em meia lua’ por uma manicure experiente”, explica Ligia.

A expert revela que é preciso ficar atenta, e se estiver com a região sensível, avermelhada ou um pouco inchada, não retirar as cutículas. Dê um tempo nesse hábito, apenas afaste com uma espátula e aplique um hidratante antes do esmalte. “Os traumatismos e inflamações na região indicam que algo está errado e continuar retirando a cutícula pode levar ao aparecimento de manchas esbranquiçadas e até ao enfraquecimento das unhas”, conta.

Não roa as unhas

Evite ao máximo esse hábito! Quem convive com ele, acaba arrancando pequenas peles que crescem em volta das unhas, podendo lesionar a região, deixando-a dolorida e até machucada. “Se você não consegue parar, indico aplicar líquidos amargos incolores nos dedos, que são indicados por dermatologistas, para acabar com essa mania”, indica.

Kit de cuidados essenciais

Ligia indica ter sempre uma lixa em casa, além de removedor e um esmalte com uma cor que seja bonita e fácil de aplicar. “Assim você tem um estímulo para manter as unhas cuidadas sem traumatizá-las” revela.

Para manter as unhas no lugar, o truque certeiro é evitar roer, não morder, lixar, hidratar, esmaltar e se alimentar bem.

- Por Aline Marchiori