Dia do cabeleireiro: 42 dicas dos nossos experts para você

No Dia do Cabeleireiro, quem ganha o presente é você! Confira as dicas dos nossos experts em cabelos para arrasar no visual!

Compartilhar:

O Dia do Cabeleireiro é celebrado em 19 de janeiro, e para prestigiar esses profissionais que são tão importantes para a nossa autoestima e bem-estar, selecionamos 42 dicas dos nossos experts em cabelos para te ajudar em relação a cortes, coloração, tratamentos e cuidados com os fios. Vem ver!

Alex Moraes

Para lavar os fios corretamente

“O shampoo é feito para limpar a raiz e não a fibra capilar. O comprimento deve ser limpo apenas com o excesso da espuma do shampoo, você nunca deve esfregar o produto nas pontas porque isso resseca muito o fio”.

Anderson Couto

Como usar o best seller de Truss, Uso Obrigatório

“Use entre o shampoo e o condicionador, como um tratamento”.

Andrea Pecora

Cuidado com as ferramentas térmicas

“Não existe cronograma capilar ou protetor térmico que proteja e trate os fios do uso excessivo de ferramentas térmicas, o cabelo fica muito danificado, então tudo deve ser feito com muita consciência e cuidado”.

Bel Ximenes

Corte para cabelos ralos

“Camadas internas são indicadas para dar texturização por dentro do cabelo, causando a impressão de mais volume”.

Brunna Fabricio

Para uma hidratação power

“Os cabelos ressecados precisam de água, e tanto a máscara quanto o óleo devolvem essa água para os fios. Você também pode misturar os dois produtos na aplicação”.

Bruno DViana

Atenção, platinadas!

“Antes de fazer a descoloração no cabelo todo, é preciso fazer o teste de mecha usando a mesma volumagem de oxidante para ver como fica o tom e, principalmente, para checar se o cabelo tem resistência”.

Bruno Lotufo

Como usar óleo capilar à noite

“Aplique uns 15 pumps de óleo antes de dormir, deixe agir a noite e lave pela manhã normalmente”.

Costatto

O cabelo não se acostuma com o shampoo

“O que acontece, por exemplo, é que se o cabelo precisava de reconstrução e dentro de um mês usando o shampoo específico esse resultado já foi obtido, a necessidade do fio muda”.

Didier Sé

Dica para as cacheadas

“Com os ativadores de cachos você consegue eliminar a porosidade do cabelo e, automaticamente, o frizz”.

Dougllas Dias

Ao cortar o cabelo…

“É importante que o cabeleireiro use a técnica mais adequada para cada tipo de textura de fio e que siga as preferências da cliente, se gosta ou não de volume, por exemplo”.

Eron Araújo

Franja em fios ondulados

“É importante que as franjas se conectem com o restante do corte para cabelo ondulado. Para criar uma ondulação ela precisa de um certo comprimento. Se for curtinha, ela vai ficar um pouco mais lisa, mas se for mais longa, na altura do nariz, da boca ou do queixo, ela vai ganhar movimento”.

Evandro Ângelo

Para não errar com o shampoo a seco

“Quando aplicado muito próximo ao couro cabeludo, o shampoo a seco pode tampar os bulbos capilares, o que altera o crescimento dos fios e causa queda”.

Everson Fernandes

Como escolher o tom para os fios?

“Antes de tudo, a gente analisa a cor que a cliente quer para o seu cabelo e o seu tom de pele. Escolher um tom que harmonize vai realçar o visual”.

Fil Freitas

Atenção aos retoques

“Não adianta ter uma cor bacana e o cabelo não estar saudável. O retoque das mechas deve ser feito no máximo quatro vezes ao ano, a cada três meses”.

Glauco Braga

Para manter a coloração intensa

“Equilibrar a porosidade do fio colabora para a proteção da cor. Use produtos nutritivos, como óleos, que alinham as cutículas capilares”.

Hélio Nakanishi

Franja para rosto redondo

“Ela pode ser cheia ou mais repicada, o importante é que não seja curta. Essa franja deve estar na altura das sobrancelhas ou abaixo”.

Jackson Nunes

Morena iluminada, aposte no contorno

“Com essa técnica você usa menos química no cabelo, garantindo fios mais saudáveis junto com a cor perfeita. Além disso, ela oferece uma durabilidade maior e baixa manutenção”.

Joah Mendes

Mechas inverse = visual equilibrado

“Elas harmonizam o tom do cabelo com os tons da pele, dos olhos e das sobrancelhas”.

Joaquim Ferreira

Como fazer baby hair

“O principal produto utilizado é o gel de cabelo, mas você também pode usar um spray fixador de cabelo extraforte. É só aplicar um pouco do produto escolhido na escovinha e ir desenhando com o cabelo, fazendo movimentos para que os fios grudem bem”.

Julio Crepaldi

Vai uma ampola aí?

“As ampolas promovem um tratamento rápido, já que têm uma tecnologia avançada que age em todos os níveis do cabelo – do córtex até as partes mais sensíveis ao toque, como as pontas. O produto regenera as fibras e devolve proteínas e lipídios aos fios, deixando-os mais fortes e bonitos”.

Lucas Possetti

Para tirar o verde do cabelo loiro

“Mergulhe os fios em um pote com leite quente, espere esfriar e lave o cabelo com um shampoo antirresíduos, isso já solta bastante o verde”.

Marco Antônio de Biaggi

Finalização perfeita para o shaggy hair

“A finalização do shaggy é feita amassando os fios, seja com um difusor, com um babyliss rápido ou então com a ajuda de produtos modeladores. O importante é ter um pouco de volume, principalmente na raiz”.

Marcos Proença

Tratamento pré-coloração

“Não dá para dormir morena e acordar loira. Com os tratamentos certos, você faz um pré-cronograma com nutrição, reconstrução e hidratação”.

Miguel Estelrich

Cuide dos fios no verão

“Opte por produtos específicos para reconstruir os fios, pois, assim, quando o momento de praia e piscina chegar, os cabelos terão uma estrutura mais forte”.

Moises Goldstein

Muito mais que proteção térmica

“Além de facilitar a escovação e utilização de ferramentas térmicas, o protetor térmico ajuda a controlar o volume e faz o penteado durar por mais tempo”.

Mônica Casado

Como escolher o corte ideal

“É imprescindível saber a profissão da cliente, seu perfil, seu estilo. Alguns cortes exigem um styling diário, e as clientes devem saber disso para não se frustrarem com os resultados”.

Natan Correia

Quando cortar o cabelo?

“O intervalo ideal entre um corte e outro é de dois meses. Limpando as pontas mais ressecadas e as pontas duplas, o seu cabelo vai crescer com mais força e terá um formato mais legal”.

Renato Fuzz

Corte pixie é trend

“Dá para usar ele bem liso, arrepiado com cera. A única questão é que você terá que fazer a manutenção do corte a cada 45 dias”.

Rafael Bertolucci

Faça desmetalização capilar

“É muito importante remover esses metais do cabelo para conquistar fios saudáveis e chegar na cor desejada”.

Ricardo Rodrigues

Para manter o loiro saudável

“O primeiro passo para manter um loiro saudável é o cuidado na lavagem. Invista em produtos que combatem a quebra, o ressecamento e a opacidade. Para a nutrição recomendo a linha Invigo Nutri-Enrich, e para a reconstrução a linha SP Luxe Oil, ambas de Wella Professionals”.

Ricardo dos Anjos

Evite a oleosidade

“Não fique mexendo no cabelo com as mãos, não aplique muitos produtos na raiz e invista na linha Match Agente Antioleosidade, de O Boticário”.

Ricky Moica

Raiz esfumada, aliada das loiras

“Eu, particularmente, gosto muito dessa técnica. Ela nunca sai de moda e o profissional consegue adaptar ao gosto da cliente, com uma raiz maior ou menor”.

Romeu Felipe

Para clarear: loiro areia

“Será sempre minha indicação para morenas, com mechas com contraste e um suave transição de cor, gradativa”.

Rudi Werner

Não penteie o cabelo seco

“Quando a escova passa pelo cabelo úmido, não gera atrito, pois a água neutraliza as cargas elétricas e faz com que os fios fiquem no lugar certo”.

Thiago Fortes

Franja cortininha está bombando

“A curtain bangs é curta na parte frontal e tem umas pontas mais longas na lateral. Você pode usar para frente ou dividida ao meio. Ela é fácil de fazer e dar styling, combina com qualquer penteado, com o cabelo solto ou preso”.

Tiago Parente

Para o “Projeto Rapunzel”

“Vá ao médico dermatologista ou endocrinologista e faça exames regulares, porque as alterações hormonais afetam o crescimento dos fios”.

Ulisses Petri

Consulte um visagista

“Quando criamos a identidade visual de alguém, é importante levar em consideração quem ela é e a imagem que ela quer passar”.

Vivi Siqueira

Para dar brilho aos fios

“A hidratação retém a água no fio, além de ajudar a alinhar as cutículas do cabelo, neutralizando o pH. Assim, ele reflete mais brilho”.

Walter Cabral

Nutrição capilar é indispensável

“Os fios capilares são formados por aminoácidos, queratina, água, lipídeos, entre outros nutrientes, que são responsáveis por proteger a fibra capilar de danos, da perda de água e outros nutrientes”.

Wanderley Nunes

Cuidados com o couro cabeludo

“O couro cabeludo tem de ser limpo todos os dias, no máximo, um dia sim, outro não. Já as pontas, você pode lavar com um shampoo menos alcalino e com pH mais baixo”.

Washington Nunnes

Truque para as ondas perfeitas

“Quando você não trabalha a ponta, consegue criar uma onda mais moderna e messy”.

Willy Morales

Como fazer um corte raspado degradê

“Existem várias maneiras de fazer um degradê, podem começar com a máquina quatro, três ou dois, por exemplo, ou com a máquina 0, marcando o esfumado. A questão é que não tem um jeito certo de fazer, mas o resultado tem que ser o mesmo, com a transição mais esfumada possível”.

- Por Letícia Leite