Exposição ao sol: é hora de salvar a sua pele
Manchas, descascamento, ressecamento, espinhas... Aprenda a tratar para não sair da estação com o saldo negativo.
21/02/2018
Nem tudo são flores. Ou melhor, bronzeado. O verão pode ser muito divertido e um tratamento de beleza incrível para sua pele, já que te deixa com uma cor invejável. Mas exagere um pouco e todas as vantagens saem pela culatra: sua pele também pode sofrer muito com os efeitos negativos do sol. Aprenda a voltar para a cútis dos sonhos, quando a sua passou de bela para fera da estação.
Veja Mais
Sen puxão de orelha
A gente sabe que a tentação de puxar a pele descascando é grande, mas se segure! Em vez disso, faça esfoliação uma ou duas vezes por semana para ir removendo os excessos aos poucos, sem machucar, e hidrate muito a pele com cremes calmantes (os que possuem aloe vera ou camomila na fórmula são uma boa pedida).
“Faça também compressas frias com soro fisiológico, para curar a região, e evite sol e temperaturas quentes no banho até que a superficie volte e ficar lisa”, avisa o Dr. Marcelo Bellini.
Taca-lhe hidratante
Não é nenhum segredo: muito sol pode deixar a pele ressecada. Aposte nas substâncias power no que diz respeito à hidratação: ureia, ácido lático, lactato de amônio e glicerina. “E para potencializar a absorção, passe-o logo após o banho, com o corpo ligeiramente úmido, e envolva a região com filme plástico. Isso aumenta a ação dos ativos.”
Espinhas do calor
“A radiação solar intensifica a atividade da glândula sebácea, o que favorece a oleosidade e o surgimento da acne”, diz. Portanto invista em filtros oil-free e se exponha de forma moderada, por pouco tempo e evitando os horários críticos (das 10h às 16h). Mas se o estrago já foi feito, o jeito é remediar: “Primeiramente é preciso detectar o grau de estrago. O nível 1 (somente cravos) vai exigir uso de sabonetes esfoliantes; o 2 (cravos e pontos avermelhados) é tratado com géis com ácido retinóico. Já se você tem muitos pontos amarelados, o tratamento será mais intenso, com uso de antibióticos”.
Efeito onça
Exagerou no sol sem protetor? O resultado pode não vir agora, mas sua hora vai chegar. “As manchas surgem por dose cumulativa de radiação, por isso temos que pensar na intensidade da exposição ao longo dos anos”, avisa o expert. Uma vez que elas apareceram, a solução é clínica: peelings, lasers clareadores, luz pulsada. Mas dá pra amenizar (e até remover por completo em alguns casos) com cremes clareadores a base de ácido fítico, hidroquinona ou ácido kójico.