Cuidados essenciais para os cabelos finos, médios e grossos

Você sabe qual a espessura do seu cabelo? Aprenda a identificar e saiba quais são os cuidados essenciais para cada tipo

Você sabia que para cada tipo de espessura de fios de cabelo há um cuidado essencial? Escolher shampoos, condicionadores, máscaras e finalizadores específicos para cabelos finos, cabelos médios ou cabelos grossos vai ajudar a deixá-los mais bonitos. A tricologista e expert Marcela Buchaim explica como identificar a espessura dos seus fios e quais cuidados você precisa ter para garantir um cabelo saudável.

Como descobrir a espessura do meu fio?

“A  genética é responsável pela espessura dos fios. Por exemplo, europeus e seus descendentes têm cabelos bem fininhos. Os asiáticos, por sua vez, têm um fio com diâmetro médio e que, normalmente, cresce em velocidade acelerada”, explica a tricologista. Já os cabelos afro, tendem a ser mais finos e quebram com bastante facilidade. Como a curvatura é bem fechada, a oleosidade natural tem dificuldade para chegar às pontas e isso também contribui para os fios ficarem mais secos e quebradiços.

No caso das brasileiras, é mais difícil identificar qual a espessura e o tipo de cabelo, já que a maioria das famílias são miscigenadas e com diversas etnias. Nesse caso, é indicado observar como são os fios de seus familiares e entender a sua identidade genética.

Uma dica fácil que ajuda a identificar a espessura do seu cabelo é usar um elástico para fazer um rabo de cavalo. Os cabelos grossos, geralmente, conseguem ser presos com apenas uma volta no elástico, enquanto os médios precisam de duas a três voltas. Se for necessário dar mais de três voltas, o cabelo é fino. Isso, claro, é só um truque aproximado. Apenas um profissional conseguirá determinar exatamente a característica de cada fio.

Independentemente da espessura, todos os fios precisam de hidratação para repor água e, especialmente, precisam aplicar finalizadores com proteção térmica antes de usar secador, chapinha ou babyliss. Isso protege a estrutura capilar, evita a quebra e diminui a queda.

Cuidados essenciais para os cabelos finos

Os fios finos costumam ser mais frágeis que os demais e quebram com muito mais facilidade, principalmente se forem esticados. Eles precisam de cuidados redobrados quando expostos ao calor.

Em geral, o cabelo fino também tende a ser mais oleoso, por isso, é necessário escolher produtos que não pesem, e sempre tentar usar pouca quantidade. Prefira shampoos mais leves e cristalinos, sem muitos hidratantes na formulação.

Na hora de desembaraçar, tome muito cuidado para não quebrar os fios. Se for necessário, use um creme para pentear próprio para cabelos finos. Assim como qualquer outro, esse fio precisa de reposição de água. Por isso, a hidratação deve fazer parte da rotina semanal ou quinzenal de cuidados.

“É bacana investir em finalizadores mais leves, que deem volume e ajudem a texturizar as madeixas. Assim, conseguimos um resultado mais encorpado”, explica Marcela.

Cuidados essenciais para os cabelos grossos

Os fios grossos têm a forma ainda estruturada, forte e firme. Como o diâmetro é maior, ele tem mais dificuldade em reter água e, por isso, pode ficar opaco. Marcela Buchaim também diz que é comum que esse tipo de fio seja mais indisciplinado e sofra com frizz. Por isso, além de hidratar e escolher produtos específicos para preservar a estrutura, é muito importante fazer uma reconstrução capilar potente com mais frequência.

Produtos enriquecidos com manteigas, óleos vegetais e ativos nutritivos são boas pedidas para os cabelos grossos porque mantêm os fios mais controlados.

Cuidados essenciais para os cabelos médios

Os cabelos médios se encaixam entre os dois tipos anteriores. Eles costumam ter sua forma mais estruturada, mas não tanto quando os fios grossos. Como são mais equilibrados, não costumam ter tantos problemas. “É interessante usar produtos que hidratem e preservem a espessura capilar”, diz a expert.

- Por Maria Clara Serpa