Para que serve o óleo de rícino?
O óleo de rícino é um óleo potente e cada vez mais usado nos cuidados com cabelos e pele. Aqui, todos os benefícios explicados
27/02/2024
Os óleos são cada vez mais usados nos cuidados com a pele e os cabelos. Um dos mais populares do momento é o óleo de rícino, que tem propriedades anti-inflamatórias, nutritivas e hidratantes.
Conversamos com nossa expert Josi Helena, que é estetocosmetóloga, para descobrirmos quais os benefícios comprovados desse óleo e como podemos incluí-lo na nossa rotina de cuidados. Confira!
Veja Mais
Quais os benefícios do óleo de rícino?
O óleo de rícino tem vários benefícios, especialmente a ação umectante e emoliente. Ele consegue nutrir e hidratar a pele e os cabelos pelo mecanismo de oclusão, que forma uma barreira que diminui a perda de água. “Além disso, ele possui ação anti-inflamatória”, conta Josi.
Cabelos e peles secas vão se beneficiar ainda mais das suas propriedades. Hoje, há vários produtos que contêm o óleo em sua fórmula, combinado com outros ativos. Apesar dos rumores, não há evidência de que o produto ajude a diminuir a quebra e a queda de cabelo e nem ajude no crescimento.
Como aplicar o óleo de rícino?
Por ser um óleo bem denso, ele tem uma sensação mais pegajosa e potencial comedogênico, que pode formar cravos e espinhas. Além disso, o odor é bem intenso. Por isso, a estetocosmetóloga sugere que ele seja diluído em outros produtos antes de ser aplicado, como cremes. “Para ser usado no cabelo, ele pode ser diluído em outros óleos mais leves, como o óleo de amêndoas”, diz.
Existem contraindicações?
“Não existe contraindicação no uso externo do óleo de rícino. Já a sua ingestão é contraindicada para crianças pequenas, gestantes e lactantes, pois provoca o aumento dos movimentos intestinais e é utilizado como laxante natural”, explica Josi.
Peles ou cabelos muito oleosos também devem ter cuidado para que a produção de oleosidade e sebo não aumente ainda mais com o uso do produto. Por isso, use pequenas quantidades, como algumas gotinhas misturadas aos seus produtos de costume.