Cuidados com a sua tatuagem no verão

Os cuidados com a tatuagem no verão devem ser redobrados! Estes são os ativos e precauções que você deve tomar. Vem ler!

Compartilhar:

Fez uma tatuagem no verão, mas ainda não sabe como a expor no sol e manter os cuidados com segurança?

Convidamos a dermatologista, Apolônia Sales, para te contar um pouco mais sobre o que acontece com a pele ao tatuar e como continuar os cuidados com a tatuagem na estação mais solar do ano!

✅ Clique aqui e siga nosso canal no Whatsapp

Do começo: o que acontece com a pele ao tatuar?

1. Logo após a tatuagem

A tatuagem é um procedimento que perfura e injeta tinta na camada mais profunda da pele, a derme. Assim, o corpo inicia um processo inflamatório a fim de tentar conter o objeto estranho e, o que sobra de tinta, é a tatuagem que fica na pele.

Ao aplicar a tinta na derme, o tatuador faz um trauma, como uma ferida aberta”, explica a médica.

2. Fase inflamatória

Aos poucos a cicatrização vai acontecendo em 3 fases: a inflamatória, a proliferativa e a remodelação.

Apolônia explica mais sobre elas: “na fase inflamatória, a ferida ainda está aberta e, o cuidado principal, é para não infeccionar a região. Nessa fase a tatuagem pode ficar mais sensível, avermelhada e inchada, e as crostas começam a se formar.”

3. Fases proliferativa e remodelação

Por fim, vêm as fases em que a hidratação é mais necessária, para um desenho mais pigmentado e bonito.

“Depois da inflamatória, vem a fase proliferativa, em que são formadas novas células, e a tatuagem costuma ficar mais ressecada” – lembra do hidratante? “No final, a remodelação é o momento em que acontece a deposição de colágeno, de maneira organizada, para a cicatrização.”

Como manter os cuidados com a tatuagem no verão?

O básico bem feito..

Os primeiros cuidados com a tatuagem devem ser sempre conversados com seu tatuador e seu dermatologista, devido à variação de pigmento.

Mas, alguns são essenciais e básicos, como: a proteção com a área tatuada, evitar retirar as casquinhas de cicatrização, protegê-la do sol e não mergulhar a região em água da piscina ou mar. Anotou por aí?

..Deve ser reforçado no verão!

“No verão o sol é mais intenso, resseca ainda mais a pele, e os raios solares podem agredir os pigmentos da tatuagem, desbotando-a”, esclarece a dermatologista.

Por isso, os cuidados com a tatuagem no verão devem ser redobrados! Além de queimaduras, o desbotamento ou até mudança de cor podem ser comuns caso a região fique exposta aos raios UV por tempo em excesso e sem proteção.

“A área tatuada precisa ser bem protegida: o ideal é usar um protetor solar em bastão, com reaplicação a cada 2 horas. Além disso, é muito importante hidratar bem a área da tatuagem, com ativos como ureia, pantenol e glicerina”, finaliza a médica. 

Para não errar mais, o passo a passo que funciona:

  1. Muito cuidado no processo de cicatrização! É o momento em que existe o risco de infecção, demora na cicatrização e até perda da definição da tatuagem”, diz Apolônia;
  2. No verão, o protetor solar em bastão é seu melhor amigo! Ele mantém a tatuagem protegida dos raios solares, mesmo com água e suor;
  3. Hidratação bem feita, para uma tatuagem mais bonita. Pantenol, ureia e glicerina são os melhores amigos da sua tatuagem.

- Por Isabelle Guedes