- Por Karina Hollo

Qual melhor protetor solar

Aprenda mais sobre esse produto que salva a juventude da sua pele.

Tubinho básico

Quando chega essa época do ano, dá vontade de ter na mão um guia do protetor solar para saber os 7 mitos e verdades sobre filtro solar, se adianta mesmo investir em protetores solares faciais com FPS alto, qual o melhor protetor solar para o corpo, como aplicar o protetor solar, qual a quantidade certa de protetor solar… Tudo para conseguir um bronzeado perfeito.

Bem, a seguir, tiramos mais algumas dúvidas sobre esse produto tão importante para manter a sua pele linda por anos e anos.

P: Como conservar o meu protetor solar?

R: A dica é manter o produto na geladeira ou levá-lo para a rua numa bolsinha de gelo para que os ativos permaneçam intactos na embalagem.

P: Como evitar tantas camadas na pele com hidratante, FPS e make?

R: “Opte por um hidratante de qualidade, com alto fator de proteção. Ou ainda um BB cream da nova geração, capaz de hidratar, matificar, esconder as imperfeições e proteger dos raios UVA e UVB.”

P: Protetores em spray parecem não proteger tanto. É verdade?

R: A questão é a falta de uniformidade na hora da aplicação. Mas ainda assim eles podem ser o melhor protetor solar para você. “O filtro em spray deve ser aplicado em casa, com toda calma, certificando-se que todas as áreas do corpo estão protegidas, inclusive joelhos, cotovelos e a parte de trás do pescoço.”

Além disso, o aerossol gera perda e desperdício do produto durante a aplicação e evapora mais rápido com o vento.

P: Protetor solar de dentro pra fora funciona?

R: As pílulas de proteção solar não agem diminuindo a quantidade de raios UV que atingem a pele como os protetores solares que estamos acostumados a usar. “Elas diminuem os efeitos nocivos dos raios solares, têm ação antioxidante. Auxiliam o protetor tópico, apesar de não substitui-lo.”

Os comprimidos mais usados hoje em dia, contém ‘polypodium leucotomos’, uma raiz originária da América do Sul que ajuda na proteção da pele contra os radicais livres.

P: Passo o dia no escritório. Precisa usar protetor solar?

R: Se você é daquelas que passa o dia inteiro na frente do computador, não precisa se preocupar muito a menos que sofra com melasma (aí, você precisa de protetores solares faciais com FPS alto, e, de preferência, com cor), por exemplo.

“A luz artificial tem que ser forte e a pele sensível pra se tornar um problema. Mas qualquer ida à rua deve ser precedida pela aplicação de um protetor com pelo menos FPS 30.”