Por dentro do ativo: ureia
Pele ressecada, queratose pilar e até tatuagens: a ureia é um ativo potente no assunto é hidratação! Veja como inseri-la na sua rotina.
17/02/2022
Velha conhecida das peles secas e ressecadas, a ureia é um ativo poderosíssimo para a hidratação e retenção de água por longos períodos. A dermatologista Lígia Kogos explica porque você deve adotar o ativo de vez nas suas rotinas de skincare e body care.
Veja Mais
Hidratante com ureia é bom?
“A ureia é um ativo poderosíssimo. Consegue atravessar a camada de células mortas e penetrar profundamente nas camadas cutâneas”, conta Lígia. Naturalmente encontrada no suor e na urina, ela tem o poder de transportar mais água dos vasos sanguíneos para as células, ou seja: hidratação garantida!
Principais benefícios e concentrações
Apesar de primariamente hidratante, a ureia pode sim ser usada por peles mistas e oleosas. Mas atenção à concentração: é ela que vai ditar a função que a ureia vai desempenhar na pele.
- Hidratação da pele seca: “a ureia atrair é capaz de atrair as moléculas de água para si, retendo a hidratação na pele e fazendo com que ela fique macia e refinada”, conta Lígia. Para hidratação da pele seca, procure por concentrações entre 3% e 10%;
- Esfoliação da pele oleosa: para desempenhar sua função nas peles oleosas, a concentração deve estar acima de 20% já que, em grandes concentrações, a ureia quebra as células mortas, esfoliando a pele oleosa. Mas, muito cuidado: a alta concentração deve ser prescrita pelo seu dermatologista.
Como usar
Posso usar?
A ureia possui caráter irritativo, por isso deve ser usada com cautela, especialmente pelas peles sensíveis ou sensibilizadas. Se utilizada incorretamente, pode causar coceiras, dermatite de contato e até manchas nos locais aplicados.
Gestantes e pessoas com problemas renais também devem ter atenção! Por ser um ativo encontrado na urina, em altas concentrações, pode sobrecarregar os rins. Já no caso de grávidas, a recomendação da ANVISA é que o produto mantenha-se numa concentração abaixo de 3%, visto que, em um nível de exposição maior, ela pode atravessar a barreira placentária.
Ureia e queratose pilar
Já te contamos que a famosa “pele de galinha” tem nome: queratose pilar. Causada pelo excesso de produção de queratina e agravada por banhos quentes, desidratação e até a secagem com a toalha, a queratose pode ser suavizada com ureia. A hidratação e leve esfoliação com o ativo são hiper eficazes para mitigar a aparência evidenciada e o toque áspero das bolinhas.
Hidratação de tatuagens
A ureia também é efetiva no cuidado e cicatrização de tatuagens. A injeção de tinta na pele causa perfurações na derme – a camada mais profunda da pele – e um processo inflamatório. Por isso, áreas tatuadas devem ser muito bem protegidas e hidratadas! Assim, ativos com alto poder hidratante, como a ureia, são importantíssimos no seu tattoo care.
Onde encontrar
- Hidratante para o corpo: a maneira mais comum, os hidratantes com ureia são eficazes nas peles descamadas e extremamente secas;
- Hidratante para os pés: sofre com pés ressecados ou rachaduras? O ativo retém a hidratação por mais tempo, evitando calcanhares esbranquiçados.
- Creme para estrias: se você deseja suavizar a aparência de estrias vermelhas e melhorar a firmeza de regiões como abdômen, quadril e seios, aposte na ureia como sua melhor amiga!