Cuidados com a pele na gravidez

Não sabe quais cuidados ter com a pele na gravidez? A dermatologista Taiz Campbell mostra como ter uma pele incrível e bem cuidada durante a gestação!

Uma gestação vem sempre cheia de inúmeros desafios e transformações. E entre as diversas mudanças que a futura mamãe precisa se adaptar, está também uma nova rotina de cuidados com a beleza. Como cuidar da pele agora? Quais produtos usar? Posso fazer tratamentos estéticos? Se você está grávida e tem milhares de dúvidas como essas, vem cá, a dermatologista e expert Taiz Campbell, revela como cuidar da pele sem prejudicar a sua gestação.

Pele de grávida

Não se assuste, alguns problemas de pele podem ser agravados durante a gestação, como o melasma, que são as manchas escuras que aparecem no rosto, o aumento do crescimento dos pelos e cabelos, devido a maior quantidade de hormônios masculinos produzidos pelo corpo, e as estrias, que aparecem por conta do esticamento da pele.

Mas saiba que é possível prevenir esses problemas. “A gestante pode se prevenir construindo uma rotina de cuidados diária, com protetor solar, vitaminas, hidratantes e muita água”, indica a dermatologista. Tudo, claro, com acompanhamento médico.

Tratamentos dermatológicos

Uma das grandes dúvidas das mulheres grávidas é se podem ou não fazer tratamentos dermatológicos. E depende muito! “A maioria dos ativos utilizados em procedimento não fazem mal diretamente ao feto. A grande questão é a dor. Alguns procedimentos são mais dolorosos e isso pode gerar contração, que é o que não queremos”, explica Taiz.

Para evitar que essas contrações aconteçam e gerem problemas para a futura mamãe, a dermatologista indica buscar um médico de confiança e apostar em tratamentos pouco invasivos, como limpeza de pele, peeling e até lasers indolores.

Cuidados necessários

O principal para a grávida é preservar ao máximo a sua pele do sol, evitando se expor nos horários mais quentes (das 10h às 16h) e aplicando protetor solar diariamente, reaplicando quando necessário. “Também é importante manter-se bem hidratada, bebendo bastante água e utilizando hidratante, principalmente, na barriga e nos seios para evitar estrias”’, indica a dermatologista.

Uma ótima dica é andar com uma água termal na bolsa, pois ela refresca e mantém a pele hidratada e nutrida por mais tempo, evitando possíveis irritações e incômodos.

 

 

- Por Aline Marchiori