Como usar argila no cabelo

Já pensou em aplicar argila no cabelo? Vem conhecer os benefícios de cada tipo do mineral e escolha a mais indicada para os seus fios!

Compartilhar:

Você já ouviu falar no poder da argila no cabelo? Esse ingrediente natural, que já tem a sua fama consolidada no skincare, também ganhou espaço na rotina capilar graças ao seu poder de equilibrar o couro cabeludo e devolver vitalidade aos fios. 

Rica em minerais essenciais, como cálcio, ferro, zinco e magnésio, a argila pode tratar desde a oleosidade até a queda, além de promover mais brilho e hidratação.

Para entender melhor todos esses benefícios, conversamos com a dermatologista Dra. Carla Vidal, que explica como a argila age nos fios e quais cuidados são importantes na hora de aplicar. Confira!

✅ Clique aqui e siga nosso canal no Whatsapp

Por que usar argila no cabelo?

Conforme mencionado, a argila é um mineral natural rico em diversos elementos que fazem bem para a saúde capilar. 

Quando aplicada no couro cabeludo, ela atua como um tratamento detox, ajudando a equilibrar o pH, controlar a oleosidade, fortalecer os fios e estimular o crescimento.

“Usar argila no cabelo ajuda a tratar fios e couro cabeludo danificados, principalmente aqueles que passaram por procedimentos químicos ou que foram fragilizados por fatores externos, como a exposição ao sol”, explica a dermatologista Dra. Carla Vidal.

“Ela ajuda muito os couros cabeludos seborreicos, oleosos, ou até aqueles com muitas crostas de dermatite seborreica e psoríase”, acrescenta ela. 

Ou seja: apostar na argila no cabelo é uma forma simples e natural de devolver saúde e brilho aos fios.

Tipos de argila no cabelo e seus benefícios

Cada cor de argila possui propriedades específicas e pode ser indicada para diferentes necessidades capilares. Veja qual combina mais com o seu tipo de  fio:

Argila branca

Conhecida por ser uma das mais suaves, a argila branca auxilia na recuperação de fios danificados e porosos, regula a oleosidade e contribui para o crescimento saudável. É indicada para todos os tipos de cabelo, inclusive os que passaram por processos químicos.

Argila verde

A preferida de quem sofre com oleosidade excessiva. A argila verde tem ação adstringente, regula a produção sebácea e ainda combate a descamação e a caspa. Além disso, oferece efeito antioxidante, ajudando a manter o couro cabeludo saudável por mais tempo.

Argila rosa

Delicada e versátil, a argila rosa ajuda a controlar a oleosidade ao mesmo tempo em que hidrata os fios. O resultado são cabelos mais macios, brilhantes e com movimento natural.

O uso da argila no cabelo promove detox capilar e mais saúde para os fios

Argila preta

Rica em minerais como titânio e silício, a argila preta é ótima para fortalecer os fios e combater a queda capilar. Sua ação profunda limpa o couro cabeludo, melhora a circulação e contribui para a renovação celular.

Argila vermelha

Com alto teor de ferro, a argila vermelha promove hidratação e brilho aos cabelos. Além disso, é  especialmente recomendada para ruivos, já que ajuda a realçar e prolongar a tonalidade, mantendo a cor vibrante por mais tempo.

Como aplicar a argila no cabelo

Segundo a Dra. Carla Vidal, a aplicação correta é no couro cabeludo, e não diretamente nos fios. Isso porque, ao tratar a raiz, todo o cabelo se beneficia.

“Eu não costumo usar a argila pura, geralmente uso misturada com o shampoo na proporção meio a meio. Se for um cabelo oleoso, use meio de argila e meio de shampoo para deixar o fio mais estruturado”, indica a expert.

“Depois de retirar, aplico um condicionador. Se o cabelo for muito seco, melhor usar com um creme ou máscara capilar que possa ser aplicada no couro cabeludo”, completa a dermatologista.

Assim, o ideal é aplicar com o cabelo úmido, separando as mechas como se fosse uma coloração e utilizando um pincel. Deixe agir por cerca de 20 minutos e enxágue com água morna, sem esfregar os fios.

Vale comentar ainda que, além da versão em pó, hoje também é possível encontrar no mercado shampoos, condicionadores e máscaras que já contam com a argila na fórmula, facilitando a aplicação no dia a dia.

Com que frequência usar argila no cabelo?

A frequência varia conforme a necessidade de cada pessoa e o tipo de argila escolhido. Em geral, recomenda-se aplicar a cada 15 dias ou até três semanas, garantindo um equilíbrio saudável do couro cabeludo sem ressecar os fios.

- Por Maria Clara Serpa