Tudo que você precisa saber sobre a máscara de argila

A dermatologista Dra. Denise Lage ensina a escolher a máscara de argila ideal para seu tipo de pele

Compartilhar:

Entre as várias opções de máscaras faciais disponíveis hoje no mercado, uma das mais comuns e acessíveis continua sendo a máscara de argila. Com várias cores, há opções para quase todos os tipos de pele e necessidades. A dermatologista e expert Denise Lage explica como escolher a perfeita para você e dá dicas para você aproveitar ao máximo todos os seus benefícios. Confira!

Tipos de argila

“Existem vários tipos de argila, como por exemplo, a verde, a branca, a rosa e a negra, e cada uma delas deve ser usada por um tipo específico de pele”, explica a expert. Por ser um ingrediente natural, a argila quase não tem contraindicações e pode ser usada por todos, só é importante testar para ver como sua pele irá reagir com o produto.

Verde

A argila verde é a mais indicada para peles oleosas e acneicas. “Ela tem ação adstringente e secativa e ajuda a regularizar a produção de sebo”, diz Dra. Denise. Além disso, ela possui ação antipoluição, que atua como uma barreira absorvendo as impurezas da pele.

Branca

Com o pH muito similar ao da pele, a máscara de argila branca possui efeito calmante, ideal para peles mais sensíveis.

Preta

Funciona para todos os tipos de pele. “Tem ação detox e efeito anti-inflamatório. São propriedades que funcionam em todos, sem restrição”, explica a dermatologista.

Vermelha 

Rica em óxido de ferro e cobre, que são anti-inflamatórios, a argila vermelha é ótima para peles sensíveis e, principalmente, peles maduras. Os minerais ajudam na renovação celular, o que previne linhas de expressão e ajuda na elasticidade e melhor a textura da pele.

É uma argila que também traz muitos benefícios quando aplicada no corpo, já que ajuda na circulação e, consequentemente, na celulite e flacidez.

Rosa

Já que é uma mistura de vermelho com branco, a máscara de argila rosa traz benefícios desses outros dois tipos. É indicada para peles muito sensíveis, avermelhadas, alérgicas e até com rosácea. Suas propriedades cicatrizantes e suavizantes são ideais para melhorar a aparência de alergias, acne e vermelhidão da pele.

Cinza

A máscara de argila cinza é indicada para peles oleosas, assim como para peles com manchas, inclusive o melasma. Como tem uma grande quantidade de titânio, esfolia e remover as impurezas, cravos, espinhas e estimula a renovação celular, clareando as manchas.

máscara de argila

A máscara de argila cinza clareia manchas e a argila preta faz um detox na pele.

Aplicação

Na hora de usar, Dra. Denise Lage recomenda que, antes de tudo, a pele seja bem limpa. Para isso, use um demaquilante de sua preferência para retirar os resíduos de maquiagem e lave o rosto com um sabonete ou limpador específico para seu tipo de pele. Em seguida, aplique uma camada generosa da máscara escolhida sobre todo o rosto, exceto na região dos olhos. Para isso, você pode usar um pincel específico ou a ponta dos dedos limpos.

Océane SK01 Skincare - Pincel

Océane SK01 Skincare - Pincel

Pincel para skincare. Perfeito para a aplicação de produtos de cuidados faciais.

R$ 32,90R$ 27,90
Compre

“Deixe o produto agindo por, no máximo, 20 minutos. Quando a argila começa a ficar mais seca, já é hora de enxaguar. Indico usar esse tipo de máscara uma vez por semana porque os ativos são muito concentrados”, orienta a médica.

As máscaras de argila possuem três fases de ação: a úmida, a fase de resfriamento e a seca. Na primeira, ela nutre e passa seus minerais para a pele e, na segunda, começa a secar e remover as células mortas da pele, acelerando o processo de renovação e cicatrização.

Já na fase seca, quando a argila seca por completo e começa a repuxar, a máscara começa a retirar água da pele e isso pode deixá-la desidratada. Por isso, é importante nunca deixar a máscara de argila secar por completo.

“Depois de retirá-la, não deixe de aplicar o hidratante e o filtro solar”, relembra Dra. Denise.

máscara de argila

A máscara de argila não deve secar na pele.

Máscara pronta x Argila em pó

Além das máscaras, existem outros produtos de skincare que possuem o ingrediente em sua composição, mas em concentrações menores, ou até mesmo as argilas em pó. Qual delas escolher?

Segundo Dra. Denise, ambas são boas opções. “As já prontas são mais práticas, enquanto as em pó podem ser diluídas na sua água termal e costumam ter menos conservantes“, explica.

- Por Maria Clara Serpa