- Por Karina Hollo

Como lidar com a pele ressecada no outono

Aprenda a contornar o frio e deixar a pele sempre linda e hidratada.

Basta entrar o outono para sentir na pele que você vai precisar fazer algumas mudanças estratégicas no seu nécessaire. “Nessa época do ano, a gordura existente na camada superficial da pele é removida, gerando desidratação – com ressecamento, descamação e irritação da pele incluídos, sem falar do agravamento de problemas dermatológicos já existentes, como a psoríase e as dermatites atópicas e seborreica”, avisa a dermatologista Valéria Marcondes.

Além disso, com a baixa umidade do ar (tempo seco) aliada à poluição, é comum os lábios ficarem também muito ressecados. “Isso acontece porque eles estão mais sujeitos ao vento, à poeira, à poluição e ao tempo muito seco e isso retira a oleosidade e hidratação natural do lábio. Ele acaba ficando muito seco e rachado realmente, se não for hidratado.”

Outras partes do corpo também sofrem: os joelhos, cotovelos, pés e mãos são áreas que tem poucas glândulas sebáceas e mais sujeitas ao ressecamento.

Mudança de hábito

Hábitos errados também podem piorar a qualidade da pele e do couro cabeludo. “O principal deles é tomar banhos demorados e muito quentes. A água em alta temperatura retira a oleosidade e favorece o aparecimento da dermatite seborreica. Esfregar muito a pele corporal com bucha também agride demais os tecidos e resseca ainda mais”, explica.

Outro erro comum é lixar os pés: “Quanto mais agressivo for o quadro de esfoliação, maior será o rebote produzido pela pele, com uma resposta natural do corpo de espessamento ainda maior, então a pele fica ainda mais grossa. Além disso, em um primeiro momento, nós podemos perder a capacidade natural de autoproteção, tirando também o estrato córneo natural que protege os pés, o que abre a porta de entrada para fungos e bactérias, além de aumentar a sensibilidade e ajudar no desenvolvimento de dermatite irritativa ou de contato”, diz a médica.

Banho morno

Evite água muito quente, pois ela retira a oleosidade natural da pele e do cabelo, provocando ressecamento. A temperatura deve ser no máximo de 35 a 40 graus, que embaça um pouco o espelho. Se todo o espelho estiver embaçado, a água deve estar em excessivos 45 graus aproximadamente.

Rosto mimado

Para a limpeza da pele do rosto, basta água morna e um pouco de sabonete. Prefira sabonetes líquidos mais suaves, menos agressivos, e com capacidade hidratante. Após limpeza e tonificação, aplique hidratantes com alta capacidade de hidratação, com ácido hialurônico e ativos formadores de filme.

Corpo bem cuidado

Use e abuse de hidratantes corporais. O segredo é aplicar com o corpo ainda úmido para aumentar a penetração. E dê preferência a casacos e blusas de moletom ou de algodão ou flanela. Quando utilizar lã, fios sintéticos ou lã acrílica, vista uma camiseta de algodão por baixo para evitar contato direto com a pele para prevenir coceiras e alergias.

Na hora de cuidar dos pés, a esfoliação natural é a melhor forma para resolver o problema da pele mais grossa. “Antes de esfoliar, os pés devem ser embebidos em uma solução que pode ser de água com uma mistura de óleos e só depois fazer a esfoliação, em movimentos circulares”, recomenda. Depois hidrate com cremes à base de lanolina, manteiga de karité, vitamina E, pro vitamina B5 e a ureia.

Protetor solar, sempre

Mesmo no outono-inverno, devemos utilizar o protetor solar diariamente. Ele deve ser adequado para o tipo de pele e contar com FPS de no mínimo 30.

Adeus, pele seca!
Conheça nossas indicações para manter a pele bem cuidada durante temperaturas baixas