Banho no inverno: como aliar aos cuidados com a pele
Antes de correr para baixo do chuveiro, veja as dicas da expert Patricia Nakahodo para ter um banho de inverno relaxante e ainda cuidar da pele
13/06/2023
Quando chega o frio, tem coisa mais gostosa do que um banho bem quentinho? Apesar de ser aconchegante, é preciso ter alguns cuidados para que esse hábito não agrida a sua pele: ele deve ser breve e ter uma temperatura amena para evitar o ressecamento. Além disso, adotar alguns truques na hora do banho podem turbinar os seus cuidados com a pele. Quem te conta quais são eles é a expert e dermatologista Patricia Nakahodo. Confira a seguir!
Veja Mais
Como aliar o banho de inverno aos cuidados com a pele
Hidratação potente
Muitas vezes, o momento do banho é uma forma de relaxamento, e ao contrário de um vilão, ele pode ser um aliado para a hidratação da pele.
“Nesse caso, você até pode tomar um banho morno mais para o quente, sim, desde que hidrate a pele na sequência, aproveitando o vapor que fica no ambiente para melhorar a performance de produtos que contenham ureia e lactato, por exemplo”, explica Patricia.
Deu preguiça de hidratar a pele depois do banho? Vale investir em óleos ou hidratantes de banho para manter a barreira de proteção da pele, e a recomendação é aplicá-los diariamente.
“Nessa época do ano são muito comuns as dermatites xeróticas ou por ressecamento, que costumam iniciar com coceira no local e pelo atrito das unhas, podendo evoluir para dermatites crônicas”, alerta a médica.
Escolhendo o sabonete
Além dos óleos e hidratantes, um bom banho não é o mesmo sem um sabonete que atenda às necessidades da sua pele. De acordo com a dermatologista, os sabonetes em barra costumam ser menos agressivos do que os sabonetes líquidos e, dependendo da sua composição, podem ser até mais hidratantes para a pele.