Como hidratar lábios ressecados

Adeus, lábios ressecados. Com essas dicas, os dias de descamação e boca rachada estão contados!

Com a chegada dos dias mais frios, é comum que a pele fique mais ressecada e sensível. Os lábios ressecados também são um problema bem comum no inverno. Para evitar que a boca rache e até sangre, são necessários alguns cuidados especiais. “Como a pele dos lábios é muito fina, ela sente muito a mudança de temperatura e costuma sofrer mais com isso”, explica a dermatologista e expert Dra. Apolônia Sales.

Por que os lábios ficam ressecados?

Como os lábios são delicados e estão constantemente em contato com alimentos, bebidas e cosméticos, é comum que a região fique mais agredida. Além do clima frio e seco, beber pouca água é uma das grandes causas da desidratação dos lábios. Por isso, beba, no mínimo, dois litros por dia.

“Outro ponto importante é evitar passar a língua nos lábios. A saliva tem o pH ácido e contém enzimas digestivas que danificam a pele da região”, diz a médica.

Alguns produtos de skincare, como os ácidos, também podem aumentar o ressecamento da boca. Por isso, é importante evitar a região ao aplicar esse tipo de produto e investir em uma hidratação mais potente durante esse período.

lábios ressecados

É importante hidratar os lábios diariamente

Cuidados diários com os lábios

Para evitar os lábios ressecados, os cuidados devem ser diários e em todas as épocas do ano. Os produtos mais indicados são os lip balms ou hidratante labiais que possuem manteigas hidratantes, vitaminas e antioxidantes na fórmula. Esse tipo de produto também ajuda a combater o envelhecimento precoce da pele da região. No inverno, para uma hidratação ainda mais potente, busque por opções que tenham vitamina E, B5 e manteiga de karité.

Se quiser colorir os lábios, uma boa opção são os lip balms com cor ou batons mais hidratantes com propriedades de cuidado na formulação, como os batons com ácido hialurônico. Se quiser usar um batom matte, é importante fazer uma hidratação mais potente ou até uma máscara labial antes e depois de usar o produto.

“O lip oil é um bom hidratante labial. Ele ajuda a manter a água na pele dos lábios e, muitas vezes, contém ingredientes que ajudam a nutrir e têm ação regeneradora”, explica Dra. Apolônia.

Assim como todo o resto da pele, os lábios também precisam de proteção solar. Durante o dia, use um protetor labial que tenha FPS. Especialmente em momentos em que há exposição prolongada, como na praia ou em dias de muito sol, é importante que o produto seja reaplicado várias vezes, já que a movimentação dos lábios e ingestão de alimentos e bebidas pode retirar a proteção. Além de evitar rugas e manchas, o protetor solar labial também previne contra o câncer de pele no lábio, que é de alto risco.

lip balm

Os lip balms são os produtos mais indicados para os cuidados diários

Devo fazer esfoliação labial?

Sim! Apesar de não ser um cuidado diário, vale a pena fazer uma esfoliação quando o ressecamento for maior. “Especialmente quem apresenta ressecamento com pele soltando, uma esfoliação leve é recomendada”, explica Dra. Apolônia. Ela recomenda que o processo seja feito com produtos específicos para esfoliação dos lábios, já que os grânulos são menores e menos agressivos.

Na hora de esfoliar, faça movimentos delicados e não coloque muita força. É importante lembrar que esse é um tratamento que deve ser feito apenas uma vez por semana ou quando houver muita necessidade. O resultado são lábios mais lisos, uniformes e bonitos.

cuidados com os lábios ressecados

- Por Maria Clara Serpa