A diferença entre EDP, EDT e EDC

Você sabe a diferença entre EDP, EDT e EDC na hora de escolher o seu perfume? A perfumista, Renata Ashcar, tira todas as suas dúvidas!

 

Na hora de escolher o perfume ideal é importante saber a diferença entre EDP, EDT e EDC. Mas, antes que sigamos em frente, você sabe o que significa cada sigla? EDP é Eau de Parfum, já EDT, Eau de Toilette, e EDC, Eau de Cologne.

O que difere um tipo do outro é concentração de fragrância presente no perfume. Para esclarecer todas as dúvidas, convidamos a perfumista e expert, Renata Ashcar, que detalha as principais diferenças entre EDP, EDT e EDC. Confira!

Composição do perfume

“Água e álcool estão presentes em todas as composições de perfumes. O que difere uma da outra é a porcentagem de fragrância em cada fórmula”, explica Renata. É essa concentração que determina quem é quem nas prateleiras de perfumaria.

A expert revela ainda que quanto maior a concentração da fragrância, mais tempo o seu cheiro irá durar na pele.

 

Eau de parfum: eles contam com uma concentração de fragrância de 15% a 25%, o que pode fazer a sua fixação durar de 8 a 10 horas.

 

Eau de toilette ou deo colônia: possui concentração de fragrância de 8% a 14%, podendo durar de 6 a 8 horas na pele.

 

Eau de cologne: possui até 3% de concentração e duração de 2 horas. Entre os EDC e EDT estão os body mist ou body splash, que são as águas, com concentração de 3% a 5% e duração de 2 a
4 horas.

 

Fique atenta!

Não é só a composição do perfume que diz sobre a sua duração, fatores como hidratação da pele, tipo de pele, clima, entre outros, podem interferir na fixação.

- Por Aline Marchiori