Como acabar com a dermatite seborreica no couro cabeludo

Saiba identificar, tratar e controlar a dermatite seborreica com orientações da dermatologista Marcela Buchaim

Compartilhar:

A dermatite seborreica é uma condição inflamatória comum do couro cabeludo, que atinge cerca de 20% da população mundial. Estima-se que mais de 70% das pessoas terá, em algum momento da vida, um episódio leve ou moderado da doença, que muitos conhecem como caspa.

Pensando nisso, conversamos com a Dra. Marcela Buchaim, que esclareceu dúvidas frequentes e compartilhou orientações valiosas sobre tratamentos para dermatite seborreica, além de cuidados essenciais com o couro cabeludo.

✅ Clique aqui e siga nosso canal no Whatsapp 

O que é dermatite seborreica?

A dermatite seborreica é uma inflamação crônica da pele, que afeta principalmente regiões com maior produção de sebo, como o couro cabeludo, sobrancelhas, cantos do nariz e atrás das orelhas. 

Dessa forma, ela se manifesta com vermelhidão, coceira, descamação e aumento da oleosidade.

Embora não seja contagiosa, ou relacionada à higiene, a condição tem fases de melhora e piora e exige cuidados contínuos, além de atenção aos gatilhos, como estresse, mudanças bruscas de temperatura e excesso de oleosidade.

Qual a diferença entre caspa e dermatite seborreica?

Por mais que estejam relacionadas, a caspa e a dermatite seborreica não são exatamente a mesma coisa. 

Enquanto a caspa é uma manifestação mais leve e localizada da dermatite seborreica, restrita ao couro cabeludo, a dermatite pode atingir outras regiões do corpo, conforme já mencionado.

Ou seja: nem toda caspa significa dermatite seborreica, mas toda dermatite seborreica no couro cabeludo tende a causar caspa.

Como acabar com a dermatite seborreica no couro cabeludo?

Segundo a dermatologista Marcela Buchaim, o tratamento da seborreia depende do tipo e da causa da inflamação.

 

“Se ela for fúngica, vai precisar de medicamento tópico e oral. Se for dermatite atópica, pode melhorar com mudança de hábitos: banho morno e rápido e usar produtos de acordo com o tipo de couro cabeludo”, orienta a médica.

Assim, os principais tratamentos para dermatite seborreica, envolvem desde o uso de produtos com ativos específicos até cuidados diários com a higiene e a saúde do couro cabeludo.

Pentear o cabelo mais vezes ajuda?

Alguns hábitos simples no dia a dia também podem colaborar com o controle da oleosidade e da inflamação.

“O couro cabeludo teria que levar a gordura natural pelos fios. No caso de estimular o fluxo e desobstruir, se você fizer massagens e esfoliações, elas conseguem esses efeitos no couro cabeludo”, explica Marcela.

Ela ainda ressalta que o uso de escovas é permitido: “Pode usar a escova também, desde que ela tenha cerdas bem macias”.

Pode esfoliar o couro cabeludo?

De mesma forma, a esfoliação capilar pode ser uma aliada, desde que respeite as características do seu couro cabeludo. 

“Se você tiver um couro cabeludo equilibrado ou oleoso, pode fazer a cada 15 dias. Agora, se tiver um couro cabeludo sensível, não pode, pois corre o risco de provocar outras lesões”, alerta a especialista.

Quais são os ativos poderosos?

Segundo a Dra. Marcela, os ativos certos fazem toda a diferença no cuidado com a dermatite seborreica. 

“Entre os ativos, procure por aqueles com óleos essenciais, zinco e enxofre. E evite aplicar condicionador na raiz”, recomenda.

Esses ingredientes ajudam a controlar a oleosidade e a descamação, além de possuírem ação antifúngica e anti-inflamatória.

Como lavar o cabelo corretamente?

A forma como você lava o cabelo também influencia diretamente na saúde do couro cabeludo. A especialista recomenda: “Lave o cabelo na água morna e em um banho rápido, mas deixe secar. Se o cabelo não tem tempo de secar e você prende ele ainda molhado, pode causar uma caspa fúngica”.

Além disso, os cremes de tratamento para nutrição também são indicados durante a lavagem, desde que aplicados corretamente.

Quais os cuidados com o couro cabeludo no inverno?

O inverno pode ser uma estação desafiadora para o couro cabeludo, com as baixas temperaturas a tendência é usarmos a água mais quente e as consequências dessa temperatura no couro cabeludo não é nada boa. Invista nas dicas abaixo para garantir a saúde da raiz e o brilho dos fios.

  • Massageie o couro cabeludo: estimula a circulação sanguínea, ajudando a nutrir os folículos capilares. Faça massagens suaves com a ponta dos dedos durante a lavagem ou utilize óleos essenciais;
  • Evite produtos com álcool: sprays, perfumes capilares ou outros produtos que contenham álcool podem ressecar ainda mais o couro cabeludo durante o inverno. Prefira o uso de fórmulas hidratantes e nutritivas;
  • Umectação capilar: O ar seco do inverno pode desidratar o couro cabeludo, causando ressecamento e coceira. Faça umectação, tanto na raiz, quanto nos fios, para ajudar a nutrir e manter o cabelo saudável.

Produtos para te ajudar com a dermatite seborreica no couro cabeludo

 

- Por Karina Hollo