Cabelos: 4 problemas e soluções

Seus fios andam sem forma, brilho, finos demais? Identifique sua maior reclamação que entregamos os ativos indicados!

Cabelo dá trabalho o ano todo. Faça chuva ou faça sol, ele fica ressecado, perde o brilho… Cuidado é fundamental sempre! Verdade que os problemas podem mudar de acordo com as estações. Por isso, pedimos para o hair stylist Ronan Gedeoni entregar o que recupera cada tipo de fio em poucas aplicações, para você voltar a ter cabelo uau agora mesmo!

Problema: cachos sem forma

“Cabelos cacheados precisam de nutrição”, ensina Ronan Gedeoni. A Care Curl Control Mask, de Keune, dá brilho, define os cachos e controla o frizz sem pesar porque tem derivados da madeira que ajudam na definição duradoura dos cachos e semente de framboesa, rica em vitamina E e ômegas 3, 6 e 9, turbinando a hidratação. E a máscara de tratamento Deva Curl Heaven In Hair amacia e protege os fios porque conta com a ação dos antioxidantes  cupuaçu e manteiga de cacau, e do emoliente murumuru.

Problema: fios finos

Os peptídeos (presentes no K-Pak Revitaluxe, de Joico), que aceleram a produção de colágeno, são promissores contra o envelhecimento e afinamento do cabelo. Quando aplicados ao couro cabeludo, ajudam os fios a permanecerem firmes. Vale procurar também por óleos essenciais de lavanda, laranja, sálvia e casca de limão para melhorar a microcirculação e a entrega de nutrientes. O Tônico capilar para cabelos finos Tea Tree Anti-Thinning, de Paul Mitchell, estimula o crescimento saudável do cabelo. Com peptídeos de ervilha, flor de trevo, açafrão e ginseng, para estimular o couro cabeludo.

Problema: fios opacos

“Todos os dias, nossos cabelos são expostos a poluentes”, observa Ronan. Todos os tipos de poluição, incluindo partículas, poeira, fumaça, níquel, chumbo e dióxido de enxofre e dióxido de nitrogênio (emitidos por veículos) podem se instalar no couro cabeludo e no cabelo causando inflamação, ressecamento e até queda! “Lavar bem o cabelo e com frequência é a primeira providência a tomar”, diz o hair stylist.

Cremes de tratamento com antioxidantes também são bem-vindos: vitaminas, extratos de chá, resveratrol (da Máscara de Tratamento Healing Oil, de Lanza)… Para tratar, vale procurar por ácido hialurônico, que mantém a umidade. “Ele é ótimo para cabelo com problemas de opacidade. Quando aplicado, cobre as mechas e bloqueia a perda de umidade, além de proteger do calor”, diz Ronan.

Problema: falta de hidratação

“O cabelo também sofre de desidratação, particularmente quando sua cutícula é danificada por calor e produtos químicos!”, fala Ronan. Procure por lipídeos! O óleo de coco, da Coconut Mask, de Lee Stafford, e o pantenol também nutrem o couro cabeludo, além de aumentar a flexibilidade dos fios. Já a máscara NG de France Intense Hidratação Intensa cria uma película lipídica nos fios, evitando a perda de água, graças a um blend de óleos essenciais. De quebra, deixa as cutículas bem fechadinhas para acabar com o frizz e garantir brilho, protegendo a cor dos fios.

- Por Karina Hollo