- Por Karina Hollo

Como ter cachos perfeitos

Seu cabelo é naturalmente enrolado? Com nossos truques, esse diferencial competitivo vai fazer você se destacar.

Corte certo

Procure um bom profissional que entenda de cabelos cacheados. Um corte adequado faz com que os cachos apareçam e o volume seja bem distribuído. “Ele vai depender do comprimento do cabelo, do estado geral do fio, do tipo de rosto, do tipo de cacho. Eu sempre oriento minhas clientes a irem ao salão com o cabelo solto quando vão fazer o corte, para que eu possa ver o caimento natural do fio. Faço um pré-corte com ele seco. Distribuo o volume de acordo com o formato da face de cada cliente”, fala Daniela Rocha.


Produto ideal

Cabelo enrolado tem necessidades específicas e é importante utilizar uma linha de produtos que irá mantê-lo saudável, brilhante e livre de frizz. “Gosto de indicar todos os itens da mesma linha (shampoo, condicionador e leave-in), pois assim você intensifica a ação do princípio ativo indicado na embalagem, no fio”, fala a hair stylist. Se eles forem finos, use menos produto. Se forem mais grossos, capriche um pouco mais na quantidade.

Use difusor

Depois de passar um bom leave-in ou modelador de cachos, espalhe o produto com um pente (para ter certeza que será distribuído por todos os fios). Seque com o difusor, que vai ajudar a dispersar o calor uniformemente e manter as ondas intactas. “Se quiser um visual de capa de revista, após a secagem, use o babyliss para definir melhor os cachos”, aconselha Daniela.

Hidrate sempre

O cabelo cacheado, por seu formato em espiral, é sempre mais seco no comprimento e pontas. A oleosidade natural do couro cabeludo, que hidrata o fio, não consegue chegar às extremidades. Por isso, a necessidade constante e eterna de tratamentos que o deixem mais emoliente.

Não exagere na química

Não dá para ter o cabelo comprido (e consequentemente mais velho), colorido (tanto faz se apenas com tonalizante), alisado e loiro, e querer que o cacho seja lindo. Não existe milagre! “Até simples luzes californianas, se não forem muito bem feitas, desestruturam o fio, fazendo com que o cabelo fique com ondas deformadas”, avisa Daniela.