Afinal, o que é clean beauty ou beleza limpa?

Clean beauty ou Beleza limpa, mais do que buscar cosméticos naturais, foca na busca de uma beleza livre de ingredientes que façam mal para saúde. Entenda!

Compartilhar:

O termo clean beauty, que em português significa “beleza limpa”, vai além de tudo o que já falamos sobre cosméticos veganos, naturais e orgânicos. A ideia aqui é buscar cosméticos cada vez mais limpos, com ingredientes que não afetem a saúde e causem desequilíbrios no organismo.

Outro fato interessante é que o clean beauty traz um debate importante sobre sustentabilidade e consumo consciente. Quer entender melhor? A dermatologista e expert, Patrícia Nakahodo, explica!

Aqui na BLZ temos uma sessão repleta de produtos e marcas Clean Beauty, confira tudo aqui!

O que é clean beauty?

Patrícia revela que ainda não existe uma definição oficial para clean beauty, mas a ideia é que esses cosméticos não sejam tóxicos e nem nocivos ao corpo. “Ou seja, eles não podem induzir alterações hormonais, irritações cutâneas e nem mesmo induzir tumores a curto, médio e longo prazo”, conta.

Alguns dos ativos mais comuns dos cosméticos e que não devem estar em um produto clean beauty são os parabenos, sulfatos, conservantes e filtros químicos. É muito importante que na embalagem do cosmético haja transparência em relação aos ingredientes, contendo todos os ativos do produto.

Diferente de vegano e orgânico

Como esse conceito ainda não está regulamentado é comum que as pessoas o confundam com cosméticos naturais, orgânicos e até veganos, mas são coisas distintas. “Os cosméticos naturais devem conter 95% da sua composição com ativos da natureza, mas os outros 5% podem ser de orgânicos ou sintéticos. Já os orgânicos, contam com produtos naturais na composição e sua cadeia não pode agredir o meio ambiente. E os cosméticos veganos não utilizam nem um componente animal na sua composição, nem derivados ”, conta.

Há muitos ativos de clean beauty que podem ter origem animal ou artificial, por exemplo, mas que não tragam malefícios ao organismo. Vale ficar de olho nos rótulos!

Foco na sustentabilidade

O movimento do clean beauty, além de se preocupar com a toxicidade dos ativos no corpo, também traz um debate interessante sobre sustentabilidade.

Além de ler o rótulo do cosmético que deseja consumir, ele estimula a analisar os valores da marca, o quanto aquilo que está comprando é sustentável. Qual é o impacto dele no meio ambiente durante a sua cadeia de produção?

Outra questão é a do consumo consciente, do menos é mais. O foco está em comprar produtos que terão uso e não em itens limpos que ficarão apenas na sua bancada.

Clean beauty funciona?

A resposta é sim! Depende da sua necessidade e do que o produto oferece. “Mas é possível conseguir uma boa hidratação, melhorar a textura da pele… Enfim, cada vez mais novas tecnologias são incorporadas para a produção de matérias-primas com esse conceito”, conta Patrícia.

Produtos e ativos naturais que cuidam da pele

Teste: você é adepta do clean beauty?

Você pode até não conhecer o termo, mas será que já é adepta do movimento clean beauty? Responda as questões a seguir e confira o resultado!

1 – Você avalia os rótulos dos produtos para saber o que está consumindo?

A) Sim, sempre!

B) Depende do produto

C) Não tenho esse hábito

2 – Você costuma dar preferência para produtos de beleza com ingredientes naturais?

A) Sim, é uma prioridade

B) Nem sempre

C) Não é um ponto relevante para mim

3 – Você costuma pensar nos impactos que um produto pode causar no meio ambiente?

A) Sim, com frequência

B) Às vezes

C) Não penso nisso

4 – Você se considera uma pessoa consumista?

A) Não, tenho apenas itens essenciais e os uso com frequência

B) Tenho muitos produtos, mas não me considero consumista

C) Sim, tenho muitos produtos e não uso todos com frequência

5 – Antes de comprar um item de beleza, você se informa sobre a missão e os valores da marca?

A) Sim, compro apenas de marcas com as quais me identifico

B) Geralmente sim, mas não é algo decisivo para a minha compra

C) Não, compro de qualquer marca desde que tenha gostado do produto

Respostas

Se você marcou mais letra A

Temos uma verdadeira adepta do clean beauty! Você pratica o consumo consciente e a sustentabilidade é uma questão importante na sua vida. Sua beleza – e o mundo – agradecem!

Se você marcou mais letra B

O clean beauty não é muito presente na sua rotina, mas algumas de suas atitudes já caminham paralelamente ao movimento. Continue explorando os seus hábitos para definir o que faz sentido para você na relação beleza, consumo e sustentabilidade.

Se você marcou mais letra C

A Beleza Limpa ainda não é uma prioridade para você, mas é importante se manter informada sobre o movimento para entender como ele pode aprimorar a sua rotina de beleza, a sua saúde e, de quebra, colaborar com o meio ambiente.

- Por Aline Marchiori