- Por Karina Hollo

4 perguntas sobre celulite

O que causa a celulite? Quais os melhores cremes e tratamentos? Descubra aqui!

Acredite: 95% das mulheres sofrem com celulite! “Ela é uma inflamação do tecido adiposo”, explica a dermatologista Valéria Marcondes. “As células gordurosas têm excesso de gordura no seu interior o que deforma sua parede”, continua a médica.

A pele fica ondulado e, o problema, atinge a região do quadril, dos glúteos, das coxas (interna e posterior), abdômen inferior e braços. Quer saber mais?

1 Quais são as causas principais da celulite?

“Fatores genéticos, sobrepeso e a gordura são fatores importantes, mas muitas mulheres magras também têm celulite porque há um desequilíbrio entre a taxa de gordura e a taxa muscular”, fala Valéria.

2 Há fatores que pioram a celulite?

“A celulite está relacionada também a fatores de alteração hormonal (gravidez, pré-menopausa), stress com aumento do cortisol e cigarro”, explica a médica. Mas, má alimentação, sedentarismo e tomar pouca água também podem piorar a inflamação.

3 Tem cura?

“Não, mas tem controle e melhora. Isso depende da qualidade das horas de sono, da quantidade de cortisol que está sendo liberada na corrente sanguínea, de uma alimentação sem excesso de sódio, sal e açúcar e com a prática de exercícios físicos”.

4 Cremes: o que devem ter?

“Para melhora da qualidade da pele, principalmente na textura, podemos associar cremes com retinol, castanha da índia e chá verde em produtos consigam penetrar na superfície da pele até camadas profundas, melhorando a irregularidade da casca de laranja e o processo inflamatório superficial.”