- Por Felipe Gomes

Primer: a importância do produto

Não ignore esse milagroso produto: o primer pode proteger sua pele na hora da aplicação da make, viu!? Veja os benefícios!

Na pressa do dia a dia, muita gente pode acabar esquecendo de um elemento essencial na hora de aplicar a make: preparar a pele, deixando de lado produtos essenciais para uma make mais uniforme e bonita, como o primer.

“O primer funciona como uma ‘base’ (propriamente dita) antes de você aplicar qualquer produto de maquiagem”, explica o expert Renato Mardonis. “Aquela teoria de uma massa corrida que prepara a parede para ser pintada se encaixa na analogia do primer: ele vai deixar a pele uniforme, cobrir imperfeiçoes, diminuir os poros, protegê-la, etc. Ele deixa a superfície mais uniforme, mais nivelada, preenchendo as linhas e profundidade, ajudando a maquiagem ficar mais perfeita.”

O produto deve ser aplicado logo depois do hidratante e protetor solar – no caso de uma maquiagem diurna – e antes da base. “Muitas vezes ele não serve como hidratante, então existem peles, principalmente as secas, que precisam de hidratação prévia”, alerta Renato. “O hidratante equilibra o pH da pele, além de fornecer água para a derma, já o primer vai preparar esta pele para a maquiagem.”

Além disso, o primer está diretamente ligado com o controle da oleosidade no rosto. Se sua pele for muito oleosa, o ideal é escolher o produto com componentes matificantes, que são próprios para controlar o brilho da face. “O primer controla a oleosidade porque a maioria deles fecham os poros, impedindo do óleo penetrar na pele.”

É importante ressaltar que, apesar de ajudar no controle da oleosidade, o primer não deve ser usado como o principal produto de combate à esse problema. “Ele é um produto de maquiagem, não um cosmético. O primer fecha os poros, mas o controle da oleosidade deve vir de um produto cosmético.”